13 cenários de filmes de terror para visitar
É comum que quando assistimos a filmes com belas paisagens fiquemos curiosos para visitar aquele local. Com os fãs de filmes de terror não é diferente.
Alguns desses locais já viraram pontos turísticos, como o acampamento do maníaco Jason, de Sexta-Feira 13, e o hotel de O Iluminado.
Se você quer se juntar a essa turma, confira uma seleção que o Hostelworld, site especializado em hospedagem barata pelo mundo, preparou.
São 13. E hoje é Dia das Bruxas. Ou Halloween. Nada aqui é por acaso. Como num bom roteiro de filme de terror, os detalhes fazem toda a diferença.
1- Camp NoBeBoSco, New Jersey, EUA
Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980)
Um acampamento de verão de escoteiros no estado americano de New Jersey foi usado como o famoso Camp Crystal Lake no primeiro filme da série estrelada por Jason Voorhess. O Camp NoBeBoSco, em Hardwick Township, funciona até hoje, embora a visitação para o público só seja possível mediante autorização prévia. O local mantém algumas das estruturas originais e vai arrepiar os que se lembram dos primeiros assassinatos do maníaco da máscara, que depois rendeu tantos outros filmes.
2- Palácio de los Hornillos, Cantabria, Espanha
Os Outros (The Others, 2001)
O filme espanhol estrelado por Nicole Kidman em 2001 é lembrado até hoje. Parte dos efeitos dos sustos do filme deve-se à locação da mansão onde a personagem mora com os filhos. Trata-se, na verdade, do Palacio de los Hornillos, localizado em Las Fraguas, na província da Cantábria, norte da Espanha. A área de 60 hectares, com jardins e bosques centenários, é de uma beleza inigualável. O palácio hoje é usado para banquetes e eventos variados.
3- Timberline Lodge, Oregon, EUA
O Iluminado (The Shining, 1980)
Um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, o clássico O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Stephen King, é lembrado até hoje pela atuação de Jack Nicholson e, claro, pelo hotel onde se passa o filme. A maioria das cenas de interior do Overlook Hotel foi filmada em estúdio, mas as fachadas são do Timberline Lodge, em Hood River, estado de Oregon, aberto até hoje e que atrai turistas do mundo todo, especialmente na época de neve e esqui.
4- Los Angeles, EUA
Psicose (Psycho, 1960)
Locação: Universal Studios
Carrie, a Estranha (Carrie, 1976)
Locação: Palisades Charter High School
A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984)
Locação: John Marshall Hugh School
Los Angeles, claro, é a meca do cinema americano, e em Hollywood estão alguns dos principais estúdios. No parque temático da Universal Studios, por exemplo, pode-se encontrar os sets de Psicose, um dos filmes mais famosos do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Ver de perto o Bates Motel e a casa de Norman Bates faz a alegria de qualquer fã do gênero. Ainda em Los Angeles, é possível ver de perto as escolas usadas em filmes clássicos do terror adolescente dos anos 70 e 80, como Carrie, a Estranha e o primeiro da série A Hora do Pesadelo.
5- M Street, Georgetown, Washington, EUA
O Exorcista (The Exorcist, 1971)
No finalzinho da rua M, no bairro de Georgetown em Washington D.C., é comum ver pessoas jogadas à beira de uma escadaria. Calma, não é nenhuma onda de violência na capital norte-americana. São fãs do clássico de terror O Exorcista tentando refazer uma das famosas cenas do filme – quando o Padre Karras, possuído pelo demônio enquanto tenta exorcizar a menina Regan, é jogado escada abaixo.
6- Burkitsville, Maryland, EUA
A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999)
O precursor dos filmes de terror independentes com o uso de câmeras amadoras já tem 15 anos. A história dos três estudantes perdidos em uma floresta sinistra a fim de atrair a tal bruxa tirou (e ainda tira) o sono de muita gente. A cidade do título existe (e tem lendas sinistras sobre ela), mas as cenas de floresta foram gravadas no Seneca Creek State Park, na minúscula cidade de Burkitsville, no estado americano de Maryland.
7- Londres, Inglaterra
A Profecia (The Omen, 1976)
Extermínio (28 Days Later, 2002)
A icônica imagem da famosa Westminster Bridge (junto ao Big Ben) de Londres totalmente deserta é uma das mais marcantes do apocalíptico O Extermínio, de Danny Boyle. Só será um tanto difícil recriar a cena, visto que é um dos pontos turísticos mais visitados da capital britânica. Outros famosos locais usados como cenários são a estação de metrô de Canary Wharf e as escadas do Duke of York’s Steps, no The Mall, que desemboca no Palácio de Buckingham.
Outro filme que usou Londres magistralmente para assustar os espectadores foi o clássico A Profecia. Dá pra fazer um verdadeiro “tour do horror” pelas locações usadas no filme, do Bishop´s Park (onde o Padre Brennan alerta o pai que seu novo filho é o demônio) à igreja All Saints Fulham (onde o padre é atingido por um raio durante uma tempestade).
8- Martha’s Vineyard, Massachusetts, EUA
Tubarão (Jaws, 1975)
A fictícia Amity Island, onde se passa a ação do clássico de Steven Spielberg, na verdade é a badalada ilha de Martha’s Vineyard, em Cape Cod, costa leste dos EUA. Conhecida como reduto de férias de verão de ricos e famosos (de Bill Murray ao presidente Obama), a área é de preservação e mantém-se relativamente inalterada em comparação aos anos 70, época do filme. Pode-se avistar, por exemplo, a balsa de Chappaquiddick, a American Legion Memorial Bridge e o pequeno porto pesqueiro de Menemsha, todos mostrados em cenas do filme.
9- Wolfe Creek Meteorite Crater, Austrália
Wolf Creek – Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2005)
Sim, o Parque Nacional da Cratera de Wolfe Creek, na Austrália Ocidental, é lindo e merece uma visita. E sim, fica um pouco distante das principais cidades (6 horas de Perth). Isto tudo pode ser extremamente convidativo ao espírito de aventura, mas talvez não seja a melhor ideia sair pedindo carona para chegar até lá… pelo menos para quem viu o terror Wolf Creek, de 2005, inspirado em fatos reais, de casos de mochileiros mortos por um serial killer.
10- Barcelona, Espanha
REC (2007)
Um endereço em Barcelona tem sido parada obrigatória de fãs do gênero de terror desde 2007. Na Rambla Catalunya 34 fica o edifício Cedimatexsa, onde foi todo filmado o espanhol REC, que virou hit e gerou três continuações. Basta descer da estação de metrô Passeig de Gracia e andar uma quadra até a tal rua. E sim, o interior do edifício (datado do fim do século 19) é tão arrepiante quanto o exibido no filme.
11- Oak Valley Plantation, New Orleans, EUA
Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994)
Baseado no best-seller de Anne Rice, o filme de 1994 conta a história do vampiro Lestat (Tom Cruise) que transforma o mortal Louis (Brad Pitt) em vampiro. Quando Lestat encontra Louis pela primeira vez, em Louisiana, ele está morando em uma belíssima mansão, que ganhou destaque no filme. O casarão usado fica na Oak Alley Plantation, no Rio Mississippi em Vacherie, New Orleans. O que um dia foi uma plantação de cana de açúcar, hoje é uma propriedade aberta ao público e tombada pelo patrimônio histórico.
12- Nova York, EUA
O Bebê de Rosemary (Rosemary´s Baby, 1968)
Não deve ser fácil para os atuais moradores do Edifício Dakota (ou Dakota Apartments em inglês), em Nova York, superarem a aura sombria que ele carrega. O prédio art-noveau do século 18 – na esquina da 72nd Street com Central Park West, em Manhattan – não só foi o lugar onde o ex-Beatle John Lennon morava e foi assassinado (em 1980), como é o prédio que aparece em todas as filmagens externas do megaclássico de terror O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski.
13- Florença, Itália
Hannibal (2001)
A continuação de O Silêncio dos Inocentes pode não ser tão boa quanto o original, mas as locações em Florença, na Itália, esbanjaram requinte e mistério. Dentre os locais mostrados no filme, aparecem o Palazzo Ducale (onde Hannibal Lecter ministra conferências de arte e comete um de seus terríveis crimes); o Palazzo Capponi (a biblioteca onde Lecter toca para Clarice); a Igreja de Santa Croce (onde Lecter estuda as capelas da igreja); e a Fonte Porcellino (onde Hannibal esfaqueia o cigano Enrico).
SERVIÇO
Hostelworld Brasil
www.brazilian.hostelworld.com