ESTILO GASTRONOMIA

Sommelier virtual ajuda consumidores de vinhos a tirarem dúvidas

Criado pela Vinícola Concha y Toro, o sistema de inteligência artificial tira dúvidas e sugere harmonizações por meio de um toten

Já pensou obter respostas diretas e divertidas sobre vinhos de um sommelier nada convencional? Essa é a ideia do sistema de inteligência artificial ChatBot, criado pela Vinícola Concha y Toro.

Com o objetivo de desmitificar a ideia dos brasileiros de que vinho é apenas para especialistas, a plataforma batizada pelo nome de Renato funciona como um sommelier virtual, utilizando uma linguagem simples e descomplicada que aborda o universo dos vinhos. Com o auxílio de Renato será possível tirar dúvidas não apenas sobre harmonização de pratos, como também sobre acessórios, consumo e formas de armazenamento.

 

“A marca Reservado Concha y Toro tem como objetivo recrutar novos consumidores e desmistificar o consumo da bebida. Nossa missão é fazer com que as pessoas provem e gostem, sem se preocupar com especificidades técnicas. Queremos mostrar que vinho é para todos os perfis. Ter um assistente virtual como o ‘Renato’ é importante para disseminar essa cultura”, explica Paulo Amalfi, gerente de marketing de Reservado Concha y Toro.

A tecnologia ChatBot já é comum grandes empresas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes. Porém, a Concha y Toro é pioneira no uso desse sistema dentre as vinícolas no mundo. Esse sistema se alimenta das dúvidas dos clientes, portanto não para nunca de aprender.

Como funciona o sommelier virtual

Os totens com display de interação e prateleiras luminosas com os vinhos da marca são encontrados nos pontos de venda. Na tela, o sommelier virtual responde dúvidas previamente selecionadas e de forma intuitiva. Ao sugerir uma harmonização, automaticamente o toten acende as prateleiras luminosas, guiando o consumidor para a escolha certa. Também é possível interagir com o toten via Facebook Messenger pelo seu celular, por meio de um código gerado pela máquina e que deverá ser inserido no chat.

A tecnologia está disponível pelo Facebook Messenger da marca , no site da marca e em 10 pontos de vendas espalhados pelo Brasil (veja abaixo os endereços). Para acessá-lo, basta curtir a página do vinho no Facebook e mandar uma mensagem para a página ou interagir com os displays dos pontos de venda.

Pontos espalhados pelo Brasil:

São Paulo

Walmart Tamboré: Alameda Araguaia, 2751, Tamboré.

Makro Butantã: Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519 – Jd. Peri.

Peg Pese Interlagos: Av. Interlagos, 5220 – Interlagos.

Mambo Brooklin: Av. Vereador José Diniz, 2339, Cidade Monções.

Covabra Imperatriz: R. Eleutério Rodrigues, 735 – Vila Nova, Campinas.

Rio de Janeiro

Mundial Jd Oceanico: Av. Érico Veríssimo, 918 – Barra da Tijuca.

Prezunic Barra da Tijuca: Av das Américas 13 850 – Barra da Tijuca.

Minas Gerais

Epa São Lucas: Av. do Contorno, 4255 – São Lucas, Belo Horizonte.

Santa Catarina

Giassi Campinas: Av. Irineu Bornhausem, 425 – Campinas, São José.

Bahia

G Barbosa Costa Azul: Rua Arthur de Azevêdo Machado, 3447 – Costa Azul, Salvador.

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