Japan House, em São Paulo, recebe exposição que exalta a cozinha japonesa

Japan House, em São Paulo, recebe exposição que exalta a cozinha japonesa

Até 12 de novembro é possível conferir cerca de 80 fotografias feitas por Sergio Coimbra e Yoshihiro Narisawa

1017 0

Um prato cheio (literalmente) pra quem gosta de arte e gastronomia. Trata-se da exposição Satoyama, que acontece na Japan House São Paulo até 12 de novembro. A mostra é resultado de um trabalho concebido a quatro mãos entre dois importantes nomes da cena gastronômica mundial: o fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra e o chef de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa. Juntos, eles exaltam a cozinha japonesa por meio da arte.

Na exposição são exibidas cerca de 80 fotografias, além de objetos e vídeos com curiosidades e relatos de personagens presentes na trajetória e nas criações do chef. Durante três anos o chef e o fotógrafo percorreram diferentes localidades no Japão para retratar a gastronomia local, definida por Narisawa como Satoyama Cuisine – ‘alimento para o corpo e a alma‘.

O resultado das 10 viagens traz à tona segredos da culinária japonesa que mesmo os japoneses desconhecem, como o amplo respeito aos alimentos utilizados, sua sazonalidade e seu produtor – aspectos capturados pelas lentes do fotógrafo brasileiro que registrou a cultura e os hábitos alimentares apresentados por meio das releituras do renomado chef.

As histórias de recursos alimentares do Japão estarão retratadas na exposição por meio de imagens fotográficas, tanto do prato finalizado quanto das regiões de sua produção, dos agentes envolvidos nesse processo, o produto e as culturas ancestrais relacionadas aos alimentos: das técnicas às significações. Confira na galeria algumas das fotografias disponíveis na exposição.

SERVIÇO

SATOYAMA | Yoshihiro Narisawa e Sergio Coimbra

De 19 de setembro a 12 novembro.

Japan House São Paulo_Avenida Paulista, 52.

De terça-feira à sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Mais informações nesta página do Facebook.

Neste Artigo


Converse com a Gente