ESTILO GASTRONOMIA

Pizzaria de São Paulo é eleita a 3ª melhor pizzaria do mundo por guia italiano

Reconhecida como referência mundial, a Leggera Pizza Napoletana, de São Paulo, consolida o Brasil no mapa da pizza napolitana

A Leggera Pizza Napoletana, localizada em São Paulo e comandada pelo chef brasileiro André Guidon, foi eleita a terceira melhor pizzaria do mundo no guia italiano 50 Top Pizza, considerado o “Oscar das pizzarias” por sua relevância no setor.

O ranking, divulgado em 8 de setembro, colocou a casa paulista logo atrás da Una Pizza Napoletana, de Nova York, e da italiana I Masanielli, de Caserta, que dividiram o primeiro lugar, além da japonesa The Pizza Bar on 38th, em Tóquio, que ocupou a segunda posição.

O que é o 50 Top Pizza?

Criado na Itália, o 50 Top Pizza avalia e classifica anualmente as melhores pizzarias artesanais do mundo. O guia é reconhecido pela seriedade: as visitas são realizadas por inspetores anônimos, e o julgamento considera critérios como qualidade da comida, serviço, ambiente e ingredientes. Além do ranking global, há listas regionais que destacam as casas mais relevantes em cada continente.

A trajetória da Leggera

Com unidades nos bairros da Pompeia e dos Jardins, a Leggera foi pioneira em São Paulo na valorização da pizza napolitana, um estilo que ganhou reconhecimento da Unesco como patrimônio imaterial da humanidade em 2017.

À frente do projeto está André Guidon, descendente de italianos, que viveu em Nápoles durante um ano. Ali, ele aprendeu não só as técnicas autênticas de preparo, mas também a “cultura das pizzarias” napolitanas. O cardápio respeita a tradição e, ao mesmo tempo, conquistou o paladar brasileiro e internacional.

Em 2023, a Leggera já havia sido reconhecida como a melhor pizza napolitana do mundo. Mais recentemente, em abril de 2025, foi novamente coroada pelo 50 Top Pizza como a melhor pizzaria da América Latina pelo segundo ano consecutivo.

LEIA TAMBÉM: Feijoada no Suryaa proporciona sábados com samba e sabor

Outras brasileiras no ranking

O reconhecimento da Leggera reflete o movimento de consolidação do Brasil no mapa internacional da pizza. Outras casas também figuraram no ranking das 100 melhores pizzarias do mundo:

  • Ferro e Farinha (Rio de Janeiro) – 31º lugar
  • QT Pizza Bar (São Paulo) – 36º lugar
  • Unica Pizzeria (São Paulo) – 50º lugar
  • Veridiana (São Paulo) – 96º lugar

Além delas, o gaúcho Rafael Panatieri conquistou a 20ª posição com a Sartoria Panatieri, em Barcelona, reforçando o peso da presença brasileira no cenário internacional.

O Top 10 do mundo em 2025

  1. Una Pizza Napoletana (Nova York, EUA) e I Masanielli – Francesco Martucci (Caserta, Itália)
  2. The Pizza Bar on 38th (Tóquio, Japão)
  3. Leggera Pizza Napoletana (São Paulo, Brasil)
  4. Confine (Milão, Itália) e Diego Vitagliano Pizzeria (Nápoles, Itália)
  5. Napoli on the Road (Londres, Inglaterra)
  6. Seu Pizza Illuminati (Roma, Itália)
  7. I Tigli (San Bonifacio, Itália)
  8. Baldoria (Madri, Espanha)
  9. Pizzeria Sei (Los Angeles, EUA)
  10. Tony’s Pizza Napoletana (San Francisco, EUA)

*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.