SELF

Grandes empresas se preparam para o retorno das atividades

Após paralização motivada pela pandemia da COVID-19, indústrias planejam a retomada da rotina com medidas de higiene e conscientização dos funcionários

Em meados de março, a crise instaurada pela pandemia do coronavírus chegou ao Brasil afetando empresas de todos os tamanhos e segmentos. Com grande parte dos funcionários relocados para home office ou tendo suas férias adiantadas, o setor industrial precisou se adaptar à nova realidade. Agora, com a expectativa distante de vacinas ou remédios eficazes para enfrentar a COVID-19, a indústria se prepara um novo panorama: como será feito o retorno ao trabalho e ao dia a dia nas empresas?

“O impacto desta nova crise é inegável para as indústrias. Nosso faturamento em março caiu 65% e no mês de abril 30%. Grande parte dos nossos funcionários ainda está em regime de home office, férias ou em afastamento. O retorno está sendo gradual e muito bem pensado”, conta Erica Trosman, gerente de desenvolvimento de produto da Laquila Peças, empresa paranaense líder do mercado de motopeças na América Latina.

Dentre as medidas tomadas pela Laquila estão os envios de máscaras de proteção, produzidas pela própria empresa, junto com todos os pedidos entregues desde março. “Clientes selecionados estão recebendo kits de retomada de negócio com materiais de marketing e itens que buscam auxiliar os empresários nesse momento tão delicado. Foi a maneira que encontramos de mostrar que estamos unidos e estreitar as relações”, explica Trosman. 

Entre as medidas que serão adotadas na matriz da empresa estão: o uso obrigatório de máscara de proteção por todos os funcionários, disponibilização de álcool gel em diferentes pontos, distanciamento e maior espaçamentos entre mesas e unidades de trabalho, horário de almoço em diferentes escalas, intensificação na limpeza e higienização de todo o local, assim como o monitoramento constante da saúde dos colaboradores.

Deixe um comentário