Clarear os cabelos sem agredir os fios? Sim, testamos

A técnica do hair stylist Leonardo Guedes, do W Crystal, usa um superclareador com baixo teor de amônia (que é segredo dele!)

4082 13
Clarear os cabelos sem agredir

O sonho de muitas mulheres de clarear as madeixas sem agredir os fios está cada vez mais próximo da realidade. Uma nova geração de produtos de uso profissional está chegando ao mercado para dar adeus ao pesadelo de ter os cabelos detonados pela química. Quem trouxe essa novidade a Curitiba foi o hair stylist Leonardo Guedes, do W Crystal. “Eu tinha uma cliente que desejava clarear os cabelos, mas não queria ter o trabalho constante de tratar os fios ressecados. Então ela me desafiou: ‘Se vira! Encontre uma saída!’”, conta o hair stylist, que é especialista em cor, corte e tratamentos.

Veta também: Blade Wire, a técnica de mechas que promete não agredir tanto os cabelos

 

produto sem pó descolorante e sem amônia para clarear os cabelos
O cabeleireiro Leonardo Guedes fez testes com o produto clareador até obter o resultado desejado.

Ele então decidiu pesquisar os produtos disponíveis no mercado e se lembrou de um superclareador lançado no ano passado, com baixo teor de amônia e sem a presença de pó descolorante, que ele e seus colegas de profissão tentaram usar, mas nunca haviam conseguido atingir os resultados esperados. “Então comecei a testar o produto em vários tipos de cabelos (em perucas) e aprimorar a técnica, acertando a concentração e o tempo de ação.”

Leonardo conseguiu deixar os cabelos até quatro tons mais claros e o melhor de tudo: preservando a saúde dos fios. Ficou tão animado com o resultado que começou a postar na sua conta do Instagram fotos de clareamentos feitos em suas clientes. A notícia logo se espalhou. “Cabeleireiros e donos de salão de vários Estados do país começaram a me ligar interessados na novidade.”

Leonardo, que dá cursos trimestrais de técnicas de mechas em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, vai começar a incluir essa técnica nos próximos treinamentos. E tem mais novidade por aí: ele diz que vai começar a testar outro produto, recém-lançado, que é zero amônia e clareia até sete tons. “Mas este tem pó descolorante”, avisa.

Como funciona

O que clareia os fios é a presença de oxigênio (a água oxigenada nada mais é que oxigênio concentrado), mais uma fonte de calor. A amônia é uma substância que abre a cutícula do fio para que o oxigênio e o pigmento possam entrar. Só que nesse processo, os nutrientes do fio acabam sendo retirados. Por isso que os cabelos ressecam, ficam ásperos e porosos depois de um clareamento tradicional. Com baixo nível de amônia e sem pó descolorante, os fios têm seus nutrientes preservados.

A técnica, segundo ele, beneficia principalmente mulheres grávidas e pessoas com alergia. É ideal para cabelos virgens, mas o produto também é compatível com permanente e alisamento, inclusive escova progressiva. “Só não é compatível com cabelos que receberam tintura permanente, pois o produto é fraco e não pega”, diz. Pode ser aplicado também em cabelos com reflexo, marmorizado ou com californiana. Leonardo Guedes garante que a cor é duradoura, necessitando apenas retocar a raiz.

Nós testamos!

Clarear os cabelos sem agredir
Meus cabelos com a marmorização: depois de uma semana, fios continuam saudáveis.

Há quatro anos fiz um clareamento em camadas chamado ombré hair, pelo método tradicional. Como danificou muito os fios, nunca mais quis repetir a dose. Tanto é que quatro anos e vários cortes depois, meus cabelos estavam virgens de novo: sem mechas, qualquer química, tintura ou alisamento. Mas estava pronta para testar o novo produto e aceitei a sugestão de Leonardo Guedes de fazer uma marmorização, técnica que clareia os fios em dégradé da raiz às pontas por meio de reflexos e mechas finas, o que dá um resultado bem sutil, como se fosse clareado naturalmente pelo sol.

O processo todo durou três horas, sendo 45 minutos para a ação do produto. Ele clareou meus fios em três tons e, no final, “apagou” as mechas na altura da raiz com um tonalizante da cor do meu cabelo natural, para tirar o contraste. Uma semana depois meus cabelos estão quase intactos. Nota-se uma textura levemente mais áspera em relação à natural, mas não houve ressecamento e os fios continuam saudáveis.

*Matéria escrita por Alice Duarte.

Neste Artigo


Converse com a Gente

13 comentários

  1. Tali Responder

    E qual o nome desse produto?

  2. Danila Responder

    Qual o nome do produto?

  3. Marina santos Responder

    Meu cabelo é super fino como descolori sem danificar os fios

  4. Luciara s santos Responder

    Qual o produto e como comprar?

  5. Camila Responder

    A gente lê um post grande esperando o nome do produto e nada!!interessante

    1. Estagiário TOPVIEW Responder

      Camila, boa tarde! Infelizmente não temos o nome do produto, ele é de confidencialidade do profissional.

  6. Livia Responder

    Qual o nome do produto por favor

    1. Estagiário TOPVIEW Responder

      Olá Lívia, tudo bem? Não temos o nome do produto 🙁 ele é confidencialidade do profissional. Abraço!

  7. leide Responder

    boa tarde sou profissional na área e gostaria de saber o nome do produto e onde comprar?
    e se realmente funciona.

    1. Estagiário TOPVIEW Responder

      Leide, boa tarde! Infelizmente não temos o nome do produto, ele é de confidencialidade do profissional.

  8. Irene Honorato Responder

    Se não é para publicar o produto que pode ajudar a tds, não entendi o fundamento da matéria ou seja não ajudou em nada

    1. Greyci Casagrande Responder

      Olá, Irene, tudo bem? O profissional não divulgou o nome do produto. Na ocasião, nós testamos o serviço pra contar se funciona ou não. Mas o nome do produto realmente apenas com o profissional. Desculpe não poder ajudar.

  9. Bele Responder

    Eu queria descolorir sem danificar porém meu cabelo é frágil demais