Brilho na make: tudo sobre a tendência do momento

Aprenda a forma certa de aplicar glitter e iluminador, bem como dicas para arrasar no brilho

581 0

Depois do matte, é a vez do brilho. No mercado, há diversos cosméticos para iluminar o seu rosto: em pó, em creme, diluído na sombra, como delineador… Diante de tantos produtos, fica difícil saber o uso correto de cada um. Por isso, a TOPVIEW conversou com dois especialistas – Dulce Lutke, coordenadora da equipe de maquiadores da rede Expert Beauty Center, e Thiago Straub, colunista da revista TOPVIEW e beauty artist do Torriton –, que explicam qual produto é ideal para cada ocasião e quais são as maneiras corretas de aplicar brilho e iluminador.

Glitter: brilhe sem medo

(Foto:  Daniel Katz)

Não é à toa que brilho é sinônimo de poder e de glamour: é um item praticamente indispensável nas maquiagens para festas. Para 2018, no entanto, a tendência é que o glitter apareça nas makes de forma mais sutil: “A maquiagem, assim como a moda, tem suas regras. Tem etiqueta”, lembra Dulce. A maquiadora sugere optar por glitters com partículas menores: quanto menor elas forem, mais elegante fica a make.

Como aplicar: prefira o canto interno dos olhos ou o centro da pálpebra.
Dicas: evite usar em casamentos, preferindo sua aplicação em eventos informais ou festas de gala. O beauty artist Thiago Straub também aconselha usar uma sombra nos olhos (preferencialmente cobre ou dourada) e aplicar glitter do mesmo tom. Mas preste atenção: quando usado junto com sombras cintilantes, o indicado é, segundo Dulce Lutke, reduzir a quantidade para não pesar.

Iluminador: o coringa da vez

(Foto: Daniel Katz)

A vantagem é que se trata de uma peça coringa, que pode ser usada à noite e de dia. No entanto, é importante conhecer o produto e entender sua finalidade: Dulce indica apostar nos mais opacos, pois, além de darem a impressão de juventude, costumam funcionar para todos os tipos de pele. “O iluminador pode tanto estragar a make quanto valorizá-lo”, avisa a maquiadora. Segundo ela, o modelo mais usado é o em pó, ideal para peles oleosas, que devem fugir de texturas cremosas, e para peles com poros abertos.

Como aplicar: em pontos estratégicos do rosto, como a testa, a região acima do blush ou a ponta do nariz. Nos lábios, o truque é colocar um pouco do produto no lábio superior (a parte em formato de coração) para garantir um efeito atraente.
Dica: Thiago Straub sugere usá-lo com moderação durante o dia, visto que a pele já está naturalmente iluminada. Quando mal colocado ou escolhido, chama a atenção para detalhes negativos, colocando os “defeitos” em evidência. O fato é que, se você nunca usou iluminador, dificilmente acertará logo de cara. Por isso, Dulce dá a dica final: em um dos lados do rosto, passe o iluminador cintilante, e, na outra parte, use o opaco. Bata uma foto e veja qual deles acentuou melhor o seu rosto.

Neste Artigo


Converse com a Gente