ESTILO CULTURA

Sofar Sounds: música independente em salas da cidade

Nesta coluna, Aline Valente, curadora e local leader do Sofar Sounds Curitiba conta sobre este projeto musical que organiza shows secretos em pequenos espaços da cidade

Você sairia de casa para assistir a um show sem ter a mínima ideia de quem vai tocar? E quanto a abrir sua casa para bandas desconhecidas e uma plateia de estranhos? Milhares de pessoas responderam que sim e fizeram o movimento Sofar Sounds se tornar uma das maiores plataformas de música ao redor do mundo. Hoje, presente em 268 cidades.

O projeto nasceu em Londres, em 2009, e chegou ao Brasil em 2012. Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o Sofar chegou a Curitiba em abril de 2014. A edição de estreia teve quase 500 inscrições para um espaço onde cabiam apenas 80. De lá pra cá foram 16 edições curitibanas. Cada uma em um lugar diferente, inusitado e cheio de estilo. Todas em um clima aconchegante e único. Já tivemos salas de estar residenciais, antiquário, espaços de arte e arquitetura, agência de publicidade, escola de música, fotografia, coworking… Mais de mil pessoas vivendo uma experiência verdadeiramente intimista!

Com o Sofar, uma nova forma de se consumir música ao vivo vem surgindo e, a cada evento, criando uma relação de proximidade deste público com esses artistas. Já passaram pelo projeto bandas como Escambau, Simonami, Trombone de Frutas, Molungo, Lemoskine, Raissa Fayet, Fernando Lobo, Anacrônica, Charme Chulo, Watch Out For The Hounds, Machete Bomb, Dissonantes, Téo Ruiz e Estrela Leminski e Thaïs Morell.

Faço a pré-curadoria das bandas e é difícil! Todo mês recebemos material de mais de 50 músicos interessados em participar do projeto. Os escolhidos passam por uma curadoria final feita por uma equipe do Sofar, em Londres. Em troca pela participação, as bandas/artistas ganham exposição, vídeos de alta qualidade disponibilizados através do site do Sofar Sounds e do canal no YouTube e muito engajamento online.

Há ainda a possibilidade de realizar intercâmbios (turnês) fora do país. Uma vez que o artista passa pela curadoria do Sofar Sounds, ele automaticamente ganha um free pass para se apresentar em qualquer uma das edições no mundo. Afinal, para o Sofar não há barreiras nem oceanos. Apenas a música conectando as pessoas!

E nessa sexta-feira (4), acontece o 1º Secret Festival em Curitiba. Um festival intimista – organizado pela mesma galera do Sofar Sounds Brasil – que reúne artistas contemporâneos da cena nacional e internacional com shows exclusivos, também em lugar secreto.

Serão 5 artistas, com shows adaptados exclusivamente para o Festival, em formatos reduzidos (30/40 minutos), bem diferente de um festival de música. O público assiste os shows sentados, em silêncio. A música é a protagonista do evento. O local será revelado 48 horas antes e fica fora do circuito de shows da cidade. Mas prometo que é acolhedor e proporcionará uma experiência incrível!

SERVIÇO
Secret Festival: sexta, 04 de novembro, a partir das 20h.

Atrações confirmadas: Mahmundi (RJ), Lumen Craft (formado por brasileiros-londrinos de SP que misturam soul e dubstep), TOPS (trio canadense de rock suave repleto de influências oitentistas) e as bandas de Curitiba: Trombone de Frutas e Tuyo (das irmãs recém descobertas no The Voice Brasil).

Informações e ingressos: www.secretfestival.com.br e www.facebook.com/events/1785093288404867

Deixe um comentário