FASHION

Sete destaques do Pátio Batel Fashion Walk

A 2ª edição do evento de moda, que acontece em 23 e 24 de agosto, terá desfiles e editoriais para mostrar as últimas tendências

Faltam poucos dias para que o Pátio Batel se transforme numa grande passarela. Nos dias 23 e 24 de agosto acontece a segunda edição do Pátio Batel Fashion Walk, evento de moda que envolve mais de 100 marcas locais, nacionais e internacionais.

Idealizado pelo shopping curitibano, o evento vai apresentar desfiles e editoriais com curadoria da Harper’s Bazaar, que traz as principais tendências para a temporada Primavera/Verão.

O PBFW, que já nasceu no modelo “see now, buy now” (todas as peças dos desfiles estão disponíveis nas lojas), integra as ações do Pátio Batel para se firmar cada vez mais como principal referência de moda na região Sul, como explica Giulia Quirino, superintendente do shopping. Outro evento voltado à área é o LAB Moda, que tem como foco a moda autoral local.

As surpresas ficam para os desfiles – sempre no átrio, às 20h e às 21h30, e abertos ao público –, mas o editor de moda da Harper’s Bazaar, Lucas Boccalão, adiantou algumas linhas que serão destaque na passarela. Confira os principais pontos e as tendências do 2º Pátio Batel Fashion Walk:

Os desfiles acontecem no átrio, que na próxima edição ganha decoração voltada ao tema da natureza. (Foto Mana Gollo/Divulgação)
Os desfiles acontecem no átrio, que na próxima edição ganha decoração voltada ao tema da natureza. (Foto Mana Gollo/Divulgação)

Quatro temas para a temporada
Nesta edição, os desfiles vão ser divididos em quatro linhas temáticas, com 50 looks cada, evidenciando as tendências para a próxima estação:

– Esporte Minimal: A moda minimalista, com estética limpa, é destaque no primeiro dia. Aqui, a alfaiataria encontra a estética esportiva, formando uma silhueta contemporânea. A cartela de cores é sóbria (com preto, branco, azul marinho) e com acentos de cor: amarelo-mostarda e laranja. “A influência das olimpíadas deixou a tendência esportiva mais forte para o Verão”, explica Lucas Boccalão.

– Listras e Grafismos Bold: Para contrastar com o desfile de abertura, o segundo abusa do impacto visual. Referências náuticas, bordados, estampas, um clima pop e urbano, além da pegada artsy, são o ponto forte.

– Materiais Naturais: O segundo dia do evento ressalta a influência do artesanal. Técnicas manuais e matérias-primas naturais – aí entram crochet, tricot, renda, linho, algodão – são repaginados em looks sofisticados. O estilo é mais leve, como a palheta de cores, que usa também tons terrosos.

– Prints Tropicais: Cores intensas, estampas florais (e de animais, frutas, folhagens), formas amplas e tecidos naturais fecham a edição com uma estética vibrante. “Nesses tempos de crise”, observa Boccalão, “os estilistas se voltaram a essa tendência mais otimista para o Verão.”

Mana Gollo
A edição de março de 2016 aumentou o fluxo do shopping em 65%. (Foto Mana Gollo/Divulgação)

PBFW em números
A primeira edição do evento reuniu 62 modelos, 101 lojas (percentual de 90% do shopping), 700 peças de roupas, 53 empresas na produção e execução, 387 pessoas trabalhando diretamente.

Guia de Estilo
Além dos desfiles, o PBFW apresenta um Guia de Estilo impresso, com editoriais de moda trazendo as principais tendências da estação e as peças de desejo. Atenção: na capa, o look é lançamento da Valentino.

Estilo democrático
Ao lado de Prada e Dolce & Gabbana, participam do evento designers locais como Novo Louvre e a multimarcas Das Coisas Feitas Por Aí. Todas as lojas do shopping, aliás, funcionam em horário especial nos dois dias de evento: das 11h às 23h.

Visitantes ilustres
O designer de moda mineiro Ronaldo Fraga, a apresentadora de TV Lilian Pacce, a Publisher Patrícia Carta e a editora Camila Garcia também participam do PBFW.

A top Daiane Conterato foi uma das estrelas da edição de Inverno do Pátio Batel Fashion Walk. (Foto Mana Gollo/Divulgação)
A top Daiane Conterato foi uma das estrelas da edição de Inverno do Pátio Batel Fashion Walk. (Foto Mana Gollo/Divulgação)

Make Up
Para acompanhar a linha minimalista, as modelos desfilam com cabelos mais naturais, pele iluminada e olhos escuros. Os grafismos ganham penteados ousados com lenços ou uso de batom em cores bem vibrantes.

A curitibana
Lucas Boccalão observa que a mulher curitibana é mais cuidadosa com o look do que as de outras cidades. “Aqui, as mulheres são mais vaidosas e arrumadas”, disse o editor de moda num encontro no Pátio Batel. Por isso, ele conta que “carregou mais a mão” em bolsas, joias e outros acessórios – sobretudo joias. O Pátio Batel sozinho, afinal, tem sete joalherias, o que mostra o apreço das curitibanas pelo assunto.

SERVIÇO
Pátio Batel Fashion Walk – 2ª Edição
Dias 23 e 24 de agosto, no Pátio Batel (Avenida do Batel, 1.868). Entrada franca. Desfiles às 20h e às 21h30.

Deixe um comentário