ESTILO

Conheça a nova classe executiva da KLM-Air France

A poltrona é uma espécie de casulo privativo que se transforma em cama. O banheiro tem amenities da francesa Clarins. As refeições são assinadas por chefs estrelados. Viaje conosco pela classe Business da KLM-Air France

Não importa a companhia aérea: viagens longas de avião costumam ser cansativas. Dormir, então, pode ser tarefa impossível para quem mede mais que 1,5 metros. Mas e se eu te disser que na nova classe executiva da KLM-Air France um voo direto de dez horas, partindo de São Paulo com destino a Paris, pode se mostrar uma experiência extremamente prazerosa e confortável? Foi assim que viajei até a cidade-luz e voltei ao Brasil, de Amsterdã.

No embarque, você tem prioridade e não precisa enfrentar as longas filas. Dentro da aeronave, é acomodado por um dos comissários até o seu assento – o bacana é que partindo do Brasil você sempre vai encontrar pelo menos um funcionário simpático que arrisque um português. Durante o voo ele ou ela vai te mimar o tempo todo, como uma espécie de mordomo particular.

E o assento, na verdade, é uma poltrona que mais parece um casulo privativo futurista, extremamente confortável. É como ter a sua própria bolha de privacidade dentro de um avião lotado. Ao toque de um botão você a transforma em uma cama de 180°. Na tela de 16’’ à sua frente, descobre uma infinidade de vídeos, músicas e filmes – alguns, inclusive, que nem chegaram no Brasil.

É fácil esquecer que se está voando. O estofamento da poltrona é tão macio (os travesseiros são de penas) e os fones são tão vedados a qualquer som externo que a sensação é de estar em um quarto aconchegante. Difícil mesmo é se manter acordado durante o filme.

De acordo com a Air France, esse super assento foi desenvolvido em torno do conceito dos três F’s: Full Flat (pois se transforma em uma cama de 180º), Full Access (todos os assentos têm acesso livre e direto ao corredor) e Full Privacy – pela sensação de casulo que as curvas da poltrona proporcionam.

Na classe executiva da KLM-Air France, menus cinco estrelas

Eventualmente o cansaço vai bater. Aí você coloca seus chinelinhos macios e vai até o banheiro se refrescar. Lá, encontra sabonetes e creminhos da francesa Clarins, especialista em skin care. Ao voltar renovado ao seu assento, já é hora da refeição. Do café da manhã ao jantar, nos voos da classe executiva da KLM-Air France, os menus são assinados por chefs renomados como Régis Marcon e Guy Martin, ambos com as três cobiçadas estrelas do Guia Michelin.

as refeicoes na classe executiva da KLM Air France
No almoço da classe executiva da KLM: tartar de salmão com queijo de cabra, tomates-cereja assados num molho de beterraba defumado.

Na ida, a entrada era um Foie gras com camarão servidos sobre manga marinada, molho reduzido ao balsâmico com mel. No principal, provei a sugestão do chef, um Peito de peru grelhado com molho cremoso de ervas finas e cereais, arroz, abobrinha sauté e tomates-cereja. Vinho branco para acompanhar. Delicioso e muito bem servido. Todos os dias existem sempre três opções fixas e uma especial do dia, e qualquer uma delas acompanha, claro, uma bela seleção de queijos finos.

refeicoes classe executiva da KLM Air France
Além do suco, café, frutas frescas e iogurte, o passageiro escolhe um prato principal também no café da manhã. Optei pelas panquecas com calda de frutas silvestres.

Mas se você não quiser passar pela sequência Mise en bouche (aquela pré-entrada que funciona como uma espécie de tira-gosto), entrada, principal e sobremesa, pode pedir a Refeição rápida. Ela inclui uma entrada gourmet, a seleção de queijos e uma sobremesa. Vale lembrar que cada refeição vem sobre louças de porcelana, acompanhadas de taças a copos de cristal e talheres de prata da francesa Christofle – sofisticação em cada detalhe

Como é voar no novo Boeing 787 Dreamliner da KLM

De Amsterdã para o Rio de Janeiro, voei no novo Boeing 787 Dreamliner da KLM, que tem todas as regalias do voo de ida, mas com um adendo bem atrativo: Wi-Fi a bordo. Da Holanda ao Brasil, foram 11 horas de viagem, com uma única preocupação: escolher o vinho – “francês, português, espanhol ou italiano?”, pergunta a comissária.

Como o voo foi diurno, pude provar o almoço da KLM, também composto por entrada, prato e sobremesa. Escolhi o Tartar de salmão com creme oriental, pepino, queijo de cabra, tomates-cereja assados e salicornia (uma planta de sabor salgado), servido com um molho de beterraba defumado. Bem refrescante.

No principal, fui de Coxa de frango frito no molho de curry vermelho, risoto ao limão, mousseline de aipo-rábano, repolho chinês, pimentão em conserva e cebolinhas-pérola amarelas. Mesmo com tantos ingredientes, se mostrou uma refeição bem saborosa. Para finalizar, os comissários serviam Queijos holandeses, Iogurte frozz congelado com biscoito holandês e calda de caramelo, Tortinha de limão e alcaçuz com geleia de beterraba e Frutas frescas da estação – o passageiro escolhe o que quiser.

SERVIÇO
Business Class (Air France) e World Business Class (KLM): tarifas para a Europa, partindo do Rio de Janeiro, a partir de US$ 2.199, excluindo taxas de embarque. www.airfrance.com.br www.klm.com.br

*A jornalista viajou a convite da Gol, KLM-Air France e The Leading Hotels of World.

Deixe um comentário