ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Casa no inverno: dicas para aquecer os ambientes

Além dos sistemas de aquecimento, algumas dica pontuais podem ajudar a aquecer a casa. Destacamos algumas delas

Com o frio na porta de casa, talvez seja uma boa hora para preparar os principais cômodos e curtir o melhor do inverno no conforto do lar. Além de sistema de calefação e aquecedores, alguns truques podem ajudar a compor um ambiente mais aconchegante e quentinho. Com as dicas da arquiteta Larissa Lóh, separamos algumas possibilidades de decoração e organização para ajudar a aquecer a casa no inverno.

Sala

Distribua mantas e almofadas: mudar os acessórios é uma opção prática e rápida. Basta trocar a capa das almofadas por tecidos quentinhos para a sala de estar ganhar outra cara. Mantas de tricô também são algumas opções aconchegantes. Basta jogá-las sobre o sofá.

(Foto: Daniel Katz)

Renove os estofados: aproveite o momento para trocar o tecido daquela poltrona ou sofá antigos. Com mais textura e cores mais quentes, alguns tecidos ajudam a mudar o clima do ambiente. Os tecidos mais indicados para climas frios são aqueles com conforto térmico e toque macio, compostos de fios mistos, nos quais a pelagem transmite a sensação de conforto.

Tapetes: dá para brincar de sobrepor vários modelos na sala de estar. Tecidos mais grossos esquentam mais o ambiente, e os mais felpudos, como os de pelo, são desenvolvidos com material que transmitem calor. Além disso, são excelentes isolantes térmicos naturais e ecológicos, regulando a umidade, fato que contribui enormemente no conforto no interior das edificações.

Quarto

Tapetes: no quarto, vale adicionar um pequeno tapete ao lado da cama, para não colocar os pés no piso frio ao se levantar e deitar.

(Foto: Daniel Katz)

Incremente o enxoval: o friozinho pede mais camadas na roupa de cama. Que tal escolher tecidos flanelados, como um cobertor de microfibra ou lã? Na hora de escolher cobertores ou edredons para casa no inverno, é preciso checar a quantidade de fios, a qualidade do revestimento e do enchimento, além de verificar se os materiais são antialérgicos.

Cabeceira: se puder fazer um investimento um pouco maior, aposte em trocar o forro da cabeceira da cama. Forrá-la com tecido de toque suave é uma ótima alternativa para deixar a leitura noturna mais aconchegante.

Cortinas: procure usar cortinas grossas e deixar a luz do sol entrar no quarto durante o dia. Este processo, juntamente com todos os outros passos, aquece o cômodo e o mantém com ótima temperatura também à noite. Nessa estação, invista em cortinas ou persianas mais pesadas, que também vão ajudar a isolar a temperatura do ambiente e reduzir a perda de calor.

Abajur com lâmpada incandescente: a lâmpada incandescente emite mais calor o que a fosforescente – mas também consome mais energia. Por isso, para não se exceder nos gastos, a dica é apostar em um abajur com apenas uma lâmpada e acendê-la apenas alguns minutos antes de dormir. A luz vai ajudar a aquecer o ar por perto e deixar o clima mais aconchegante.

Banheiro

Tapetes: uma dica importante é colocar tapetes no banheiro, pois não tem nada pior que sair do chuveiro quentinho e pisar no chão gelado, por isso tapetes felpudos ou de densidade mais grossa são ideais para estes locais.

(Foto: Daniel Katz)

Aquecedores portáteis: por muito pouco, é possível adquirir aquecedores próprios para espaços pequenos. Deixá-lo dez minutos ligado antes do banho já é suficiente para esquentar o ar. Fechar todas as portas e janelas é fundamental.

(Foto: Daniel Katz)

Uma opção mais sofisticada é instalar no banheiro um aquecedor de toalhas. Além de facilitar o uso nos dias de frio, é uma ótima opção para deixar a decoração mais moderna.

Deixe um comentário