ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Cada planta no seu lugar

Por Luciane Horcel

Além de deixarem os ambientes mais bonitos e alegres, flores e plantas podem delimitar áreas de circulação, dividir espaços, produzir sombras necessárias e refrescar ambientes internos.

Com qualidades que vão muito além da ornamentação, às vezes é um pouco difícil saber qual verde ou pétala cai melhor para a decoração de determinado ambiente. A arquiteta da incorporadora Hafil Inc, Loren Fabro Pupo, ajuda nesta escolha:

Salas e cozinhas

Em espaços internos, a solução é optar por plantas que não precisam de muita iluminação natural, podendo ser inclusive difusa, para a vivacidade das folhas: pata de elefante, iuca, lança de são jorge, zamioculca, pleomele, areca-bambu, asplênio, bromélia, figueira-lira, pacova e licuala. “Escolha espécies com folhas mais escuras, pois elas têm melhor capacidade de absorção de luz, o que é importante se o ambiente não tem muita luminosidade”, diz Loren.

Estande da Viteo em Cologne mostrou como as plantas podem dar outra cara a um ambiente.
Estande da Viteo em Cologne mostrou como as plantas podem dar outra cara a um ambiente.

Banheiros

Espécies com folhas mais escuras, cactos e suculentas são as mais indicadas para lavabos e banheiros. Como são ambientes fechados, com janelas pequenas e muita umidade, não é possível ter plantas com floração.

Quartos

Por mais que a vontade de colocar uma bela orquídea no quarto seja grande, esse tipo de planta não resiste a uma quarto fechado. Se tiver ar-condicionado, pior. Difícil uma flor que floresça em um ambiente com ar. O ideal são plantas como iuca ou ráfia, que possuem folhas finas e aguentam bem. Só não pode deixar ela bem no foco do ar-condicionado.

Jardim

Se seu espaço são floreiras ou jardins externos, as espécies com floração são ideais. As sugestões são margarida-amarela, crista plumosa, azaleia, gardênia, agapanto, falso-íris, bulbine, gerânio e moreia.

Corredor

O ideal é não colocar plantas pontudas ou espinhosas em lugares com grande circulação de pessoas. “Plantas como cactos e fênix podem acabar machucando quem passa. Melhor evitar”, aconselha Loren.

planta2
Corredores e locais de passagem podem ter plantas grandes, desde que não sejam espinhosas.

Vasinhos

Quando a ideia é espalhar vasinhos na varanda, sacada ou outros espaços externos, a dica é outra: orquídea chuva de ouro, véu de noiva e lavanda. “Elas resistem bem ao tempo seco e gostam de frio leve”, afirma a arquiteta.

Garagem

A ideia de deixar a garagem menos fria e mais bonita com uma planta ou flores pode não ser uma boa. “O problema da garagem é que não tem nem sol, nem circulação de ar na garagem, aí fica bem difícil de cultivar qualquer flor. Mesmo planta é difícil. A sugestão é optar pelas de folhas escuras”, pondera.

Sem tempo

Também há solução para quem não tem muito tempo para cuidar de plantas. Se a correria do dia a dia é grande e o tempo é curto, suculentas e cactos são uma opção de pouca manutenção. A flor de outubro e a ripsális, por exemplo, precisam de rega somente a cada sete dias no verão. Outra espécie resistente é a espada de são jorge, que não exige regas frequentes, multiplica-se com facilidade e tem diversas variedades de folhas.

 

Deixe um comentário