ESTILO CULTURA

A cena de jazz em Curitiba que você precisa conhecer

Curitiba amplia espaço para o estilo musical e vivencia um profícuo diálogo entre artistas consagrados e uma nova geração de músicos

Sete shows, de bandas diferentes e em locais distintos, em sete dias. Essa é uma média do que Curitiba oferece em termos de jazz, esse que segundo o crítico Roberto Muggiati “não é apenas um estilo musical”, mas “uma forma de encarar o mundo”.

Existem ao menos seis casas com apresentações regulares (veja no final da matéria), festivais (do Vinho e Jazz, Projeto Jazz e Outras Notas no Sesc Paço da Liberdade, Nhundiaquara, Ilha do Mel e Curitiba Jazz Festival), uma dezena de bandas e outras dúzias de lobos solitários. Por aqui passaram músicos do calibre de Raul de Souza, Airto Moreira e Waltel Branco, e se formaram gerações de jazzistas habilidosos – linhagem que data dos anos 1920 e promete se sustentar.

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Marilia Giller, do Jazz Maia, durante o Ilha do Mel Jazz Festival. (Foto: Divulgação)
A musicista e pesquisadora Marilia Giller (esq.) durante o Ilha do Mel Jazz Festival. (Foto: Divulgação)

Entre altos e baixos, o gênero soou por Curitiba desde cedo. É o que mostra a pesquisadora e jazzista Marilia Giller, que se debruçou sobre acervos locais para contar essa história. “As fases do jazz em Curitiba seguem uma trajetória paralela ao mundo”, explica a pianista, cujo avô integrou, já nos anos 1930, a Tupynamba Jazz Band.

A capital paranaense presenciou o som dançante da década de 1920, passando pelas big bands, a efervescência nos anos 1950 junto ao boom econômico do café e o fusion nos 1980, quando se acentuou o interesse por composições próprias. Foi nessa época que surgiu o Saul Trumpet Bar, um dos que fizeram história e onde músicos de fora se reuniam após os shows.

Se antigamente seu bar era considerado moderno, Saul Trumpet, na ativa desde os 13 anos, observa que hoje seu som ficou “tradicional” e não desperta tanto o interesse dos novos nomes. Não que isso desmotive o trompetista de 73 anos: “Se tiver que tocar de muletas, em cadeira de rodas, eu vou tocar”, desafia.

Hoje, há espaço para tudo, do jazz cigano ao bebop, passando pelo jazz Brasil, hot jazz, fusion… Segundo o pianista e empresário Jeff Sabbag, nos últimos anos houve uma proliferação de bares e outros espaços com abertura para o gênero – um ciclo: “Houve interesse do público e dos músicos, que agora têm onde tocar”, conta o sócio do Dizzy Café Concerto, que segundo ele chega a atrair até três mil pessoas por mês com seu enfoque no gênero. Sabbag também credita esse aumento ao espaço deixado por uma cena pop não tão expressiva e ao perfil “altamente técnico” do jazz, que teria instigado artistas de outras áreas, como o rock.

Bernardo Manita Trio em show no Dizzy Café Concerto, bar e restaurante especializado em jazz. (Foto: Alessandro Reis)
Bernardo Manita Trio no Dizzy Café Concerto, bar e restaurante especializado em jazz. (Foto: Alessandro Reis)

“Curitiba tem uma cena bem forte, talvez mais do que São Paulo, inclusive em qualidade de músicos”, complementa Valdemir Krause Junior, idealizador do Curitiba Jazz Festival e proprietário do Bar do Fogo e do Curitiba Backpackers Hostel, ambos com shows semanais do estilo. Jota, como é conhecido, destaca a atuação dos novos artistas, que tocam frequentemente em espaços públicos, na divulgação e até popularização do ritmo. Sua primeira edição do festival, em 2016, porém, privilegiou a geração “old school”, que ele considera excelente, porém sem o devido reconhecimento.

“Os melhores cachês são os mesmos de 35, 40 anos atrás”, compara o saxofonista Paulinho Branco, criticando a noção ainda corrente de que jazz é “chique” (e mera música de fundo). Com uma carreira de 45 anos, inclusive nos Estados Unidos e na Suíça, Paulinho é uma das figuras mais ativas (e o budista mais elétrico) e envolvidas diretamente com a formação da “nova geração”, seja em aulas ou no palco. Trata-se, nas palavras de Sabbag, de um “descobridor de músicos” – a começar pelos próprios filhos de Paulinho, de um casamento prévio com Marilia Giller, Ian e Allan.

Allan Giller Branco, filho de um casal de jazzistas, é um dos músicos de destaque entre a nova geração. Foto: Marcel Favery
Allan Giller Branco, filho de um casal de jazzistas, é um dos músicos de destaque entre a nova geração. Foto: Marcel Favery

Com o pai, os dois formam a banda Sotak; com a mãe, o Jazz Maia; e, em dupla, o Plata o Plomo. Allan, baixista de 26 anos e 18 de carreira, e Ian, possivelmente o único still drummer da cidade, com 32 anos e 20 de carreira, são colocados entre os melhores da nova cena, inclusive por aproximar o jazz de outros ritmos, como a música indiana, o hip-hop e o reggae, abertura que se repete nos espaços onde se apresentam: em uma Virada Cultural ou em bares, em teatros ou em cima de uma Kombi estacionada na Vicente Machado. O pai, afinal, já dizia que o verdadeiro jazzista é o que toca de tudo, para todos: “Desde em churrascaria de beira de estrada a funeral”.

Som da liberdade
“Isso aqui não existia na rua”, disse Luiz Fernando Leal, o Cacau, após uma apresentação no Bar do Fogo, com a plateia ocupando a Rua São Francisco. “O público de jazz era mais contemplativo, ficava dentro dos bares. E hoje é outra linguagem, mais groovy, mais pop, não tão romântica”, ponderou o percussionista formado no Saul Trumpet Bar, vestindo confortavelmente um agasalho esportivo, boné, tênis e a idade – naquela noite ele comemorava 57 anos.

Saul Trumpet em apresentação no Dizzy Café Concerto. (Foto Maringas Maciel)
Saul Trumpet em apresentação no Dizzy Café Concerto. (Foto Maringas Maciel)

Como outros dessa geração, Cacau podia passar por um senhor qualquer, ou mesmo ser visto como deslocado naquele contexto. Quando começam a tocar, no entanto, esses músicos reivindicam uma potência jovial e são a fiel expressão daquilo que apreciam no estilo: liberdade, resistência e independência. “Jazz é a música acontecendo na hora, é a liberdade de expressão e a expressão do sentimento”, havia dito Ronald Kubis em referência às origens do gênero, na opressão dos escravos, horas antes de tocar com o aniversariante e o “tutor” Paulinho Branco.

Há, no entanto, regras, um repertório que todo jazzista conhece, experiência e convivência musical para dar sentido a toda essa liberdade. Allan Giller Branco usa o futebol como metáfora: “Você sabe que o campo tem X metros de comprimento, uma bola e dois gols. Aí, é muito instintivo e previsível pegar a mudança”. É o que faz com que um solo aconteça no momento certo, com que uma alteração no meio da música seja acompanhada por todo o grupo, com que músicos que não tocam juntos há anos se entendam mesmo sem ensaiar.

José Boldrini viveu o jazz com um comprometimento e entendimento que diferem da geração atual. O músico, porém, reconhece o potencial de popularização da nova fase do gênero. (Foto: Alessandro Reis)
José Boldrini viveu o jazz com um comprometimento e entendimento que diferem da geração atual. O músico, porém, reconhece o potencial de popularização da nova fase. (Foto: Alessandro Reis)

Nos velhos tempos, porém, essa “telepatia” era orgânica, recorda José Boldrini, que viveu o jazz como religião. Ele, que se mantém fiel ao baixo acústico, critica a falta de conhecimento da história do gênero por parte da cena atual, que se reflete no entendimento e na música produzida. “O sentido do jazz se esvaziou um pouco”, lamenta Boldrini, que toca com os olhos fechados, como se estivesse cantarolando uma canção de amor antiga. Ao mesmo tempo, porém, o baixista reconhece as possibilidades que o momento atual proporciona.

“Todos bebem da mesma fonte”, resume Kubis, destacando que a experiência é individual, mas o exercício do gênero, coletivo. “O que você vai fazer com aquilo é que é o grande barato do jazz.” E é a explicação por que Cacau estava tocando para uma plateia de desconhecidos ao invés de comemorar o aniversário: ele estava em casa, em família, fazendo o que mais gosta.

 

ONDE OUVIR
O Pensador Bar
_ (41) 3154-0011
R. Visconde do Rio Branco, 766, Mercês. Às segundas-feiras a partir das 19h30, Saul Trumpet e banda. Programação rotativa nos demais dias. Couvert: R$ 7 e R$ 10 (sábado).

Curitiba Backpackers Hostel_(41) 3308-8723
R. Nilo Peçanha, 243, São Francisco. Toda sexta-feira, 
discotecagem a partir das 18h e banda a partir das 19h30. Entrada livre.

Full Jazz Bar_(41) 3312-7030
R. Silveira Peixoto, 1.297, Batel (Slaviero Hotel). Sexta-feira e sábado, a partir das 21h. Entrada livre.

Brisa Café Casual Food_(41) 3072-6597
R. Inácio Lustosa, 308, São Francisco. Todo sábado, a partir das 20h. Entrada franca.


Bar do Fogo_(41) 3148-0058
R. São Francisco, 148, Centro. Toda quinta-feira, 
a partir das 19h. Entrada franca.

Dizzy Café Concerto_ (41) 3527-5060
R. Treze de Maio, 894, Centro. De terça-feira a sábado, 
a partir das 20h. Couvert: R$ 15 (terça a quinta-feira) 
e R$ 20 (sexta-feira e sábado).

2 comentários em “A cena de jazz em Curitiba que você precisa conhecer”

  1. Vale salientar que hoje em Curitiba e possivel ouvir todas as tercas no Pensador Bar um estilo muito original e unico de Jazz dos anos 1920 , Dixieland , Ragtime , ainda raro aqui pelo Brasil ! Uma super banda com trumpete, sax , tuba, trombone, banjo e washboard (tabua de esfregar)

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