6 tendências para arquitetura direto de Milão
O Salone del Mobile reúne grandes tendências para o mundo da arquitetura e design. A arquiteta curitibana Alessandra Gandolfi esteve última edição, que aconteceu no início de abril em Milão. Ela selecionou seis tendências que se destacaram na cidade italiana e mostra como trazê-las para as casas curitibanas.
Mistura de materiais
Para a arquiteta, esta foi a maior tendência vista em Milão. Cores, texturas e profundidades diferentes foram mesclados para criar uma estética diferente. Destaque também para o uso de camurça, espelhos e vidros com texturas e acabamentos diferentes. “Essa composição é facilmente aplicável nas residências do curitibano. Sabendo compor corretamente esses materiais, é possível aquecer mais o espaço, deixando mais aconchegante e harmônico”, explica Alessandra. “O couro e a madeira são materiais mais quentes; lacas, pedras e vidros, mais frios. A combinação traz um equilíbrio muito interessante”, completa.
Tecnologia das ferragens
As ferragens ganharam destaque na área de arquitetura e decoração. Corrediças, dobradiças e perfis metálicos mais eficientes e discretos estavam presentes no evento e agregam estética às peças. “É a tecnologia à serviço do design. O resultado são peças mais leves, mais delicadas e mais funcionais”, conta Alessandra. Um exemplo é o sistema diferenciado de abertura das portas de armários.
Madeira
O uso da madeira voltou, principalmente em tons claros e médios. Para um toque contemporâneo, pode ser usado em painéis, ripados e em mobiliários soltos, como mesas, poltronas e cadeiras.
“O interessante da utilização da madeira na decoração é a facilidade na composição de cores, trazendo conforto e aconchego, além da sua sofisticação natural”, conta a arquiteta. No Brasil, Alessandra destaca a MOORA Mobília Brasileira, que estava presente na feira e pode ajudar a trazer a tendência para as casas curitibanas.
Rose gold
As cores rose quartz e gold estão presentes na decoração desde 2016. Neste ano, elas prometem continuar fazendo sucesso, já que trazem uma sensação de calmaria e tranquilidade, ideal para ambientes internos. “É uma cor que compõe bem com as outras cores, principalmente com tons neutros: cinza, preto e branco”, sugere Alessandra. Na feira, a cor foi vista em cadeiras, poltronas, sofás e acrílicos.
Camas e cabeceiras
Tendência na Europa, a cama é muito usada como mobiliário decorativo. Já aqui, os curitibanos preferem utilizar camas box, dando destaque apenas para a cabeceira. Para este ano, Alessandra acredita que a cama será valorizada e terá papel fundamental na composição de quartos. “Tecidos, texturas e desenhos, utilizados na cama e na cabeceira, criam um conjunto decorativo que valoriza o quarto, deixando-o mais confortável e mais aconchegante”, ensina.
Iluminação OLED
Mais uma vez, o design e a tecnologia se unem para trazer novas opções para o design. Alessandra encontrou muitos painéis com iluminação em Oleds, filmes orgânicos que emitem luzes finas e flexíveis. Econômicos, eficientes e versáteis, eles permitem formas e funções inusitadas. “Esses filmes podem ser retorcidos e podem ter diversas formas, estabelecendo um novo paradigma no design da luminotécnica”, lembra a arquiteta.
Para ela, esta é a tendência que vai chegar mais rápido as casas curitibanas. “Resta saber quanto irão custar essas novas luminárias”, finaliza Alessandra.