10 plantas tóxicas para os pets que você deve evitar ter em casa

Plantas são vistas comumente na decoração de ambientes internos. Mas poucos sabem o quão mal algumas delas podem fazer aos nossos animaizinhos

557 0

Caso você tenha algum amigo canino ou felino em casa, essas dicas serão muito valiosas. Existem algumas plantas aparentemente inofensivas, mas que podem fazer muito mal para nossos animaizinhos. Por isso, é essencial tomar alguns cuidados antes de escolhê-las. Veja quais são as 10 plantas tóxicas para pets mais comuns de se ter em casa.

Veja também: 11 plantas para ter dentro de casa.

Antúrio

Em todas as partes do Antúrio pode existir o oxalato de cálcio. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.

Avenca

Esta planta não é nativa do Brasil e possui uma crença popular de espantar o mau-olhado. A ingestão dos brotos da avenca, no entanto, pode causar câncer nos animais.

Bico-de-papagaio

A Bico-de-papagaio possui uma seiva leitosa tóxica, chamada látex irritante, que em contato com a pele dos animais, pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão dessa planta pode causar náuseas, vômitos e gastroenterite em gatos e cachorros.

Copo-de-Leite

Segue o mesmo princípio de toxicidade da Comigo-ninguém-pode, possuindo a substância oxalato de cálcio. A ingestão pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.

Coroa-de-Cristo

Muito comum em jardins e calçadas, a Coroa-de-Cristo possui uma substância tóxica chamada látex irritante. Ao entrar em contato com o animal, pode causar reações inflamatórias como inchaço, dor e vermelhidão.

 

Comigo-ninguém-pode

Esta planta é umas das que mais causa intoxicação em animais. Seus mecanismos de toxicidade são múltiplos e as substâncias encontradas na planta, como o oxalato de cálcio, irritam as mucosas de animais e humanos. Os sintomas podem variar desde edema e irritação da mucosa, até asfixia e morte, sempre causando dor intensa.

Espada-de-são-jorge

Esta planta possui uma crença popular de que traz prosperidade, com isso é muito utilizada em residências. Mas tome cuidado, pois ela também apresenta substancias tóxicas, podendo causar dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa e salivação intensa.

Espirradeira

É uma planta muito utilizada como ornamento em jardins, e possui substâncias tóxicas em todo o corpo. Os princípios ativos dessa toxina podem causar arritmias, vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, coma e morte em humanos e animais domésticos.

Maconha

Que para o humano esta planta já traz efeitos colaterais, todos sabemos. Mas saiba que para seu pet também, caso ele a mastigue. Os sintomas são depressão, desorientação, perda da coordenação muscular e coma. E talvez muitos não saibam, mas caso o animal inale a fumaça pode ainda dilatar a pupila dos cães e gatos, causando fotofobia.

Lírio e Lírio-da-Paz

Bem comum nas casas dos brasileiros, os lírios possuem todas as suas partes tóxicas. A ingestão dessas plantas pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves. 

 

Neste Artigo


Converse com a Gente