Conheça Nomiya, o novo bar japonês que foi inaugurado em Curitiba
A bartender Andrea Koga e a cozinheira Mayã Sfair inauguraram na terça-feira, 28 de novembro, o Nomiya. Inspirado nos bares femininos japoneses que surgiram nos anos 20, o bar traz para o Alto da XV – na Rua Itupava – o clima simples e aconchegante da cultura oriental. O nome significa literalmente “casa de beber” e sua carta de drinques traz combinações com Shôchû. Para comer, os Yakitoris – espetos grelhados – e releituras de petiscos tradicionais cuidadosamente preparados com produtos da estação.
Como é o Nomiya
O cardápio foi pensado por Mayã Sfair inspirado na cultura oriental e também seguindo os princípios do slow food. Produtores locais, cultivo responsável e insumos da estação são priorizados. “Nosso cardápio vai além das receitas tradicionais. A ideia é atrair um público interessado em comida de qualidade e que busca, no momento da alimentação, relaxar, estar presente e ter prazer na refeição”, comenta Mayã. Ela esteve um ano na Itália, no berço do slow food, estudando e já passou por cozinhas reconhecidas como a de Michel Bras, na França, a de Alex Atala, em São Paulo, e a de Flávio Frenkel, aqui em Curitiba.
Veja também: nossa experiência no Nomiya
Já sobre as tradições nipônicas de beber e se alimentar, Andrea Koga aprendeu em casa. Mesmo com a vivência diária, a cultura japonesa se transformou em objeto de estudos da arquiteta, desde 2013. Buscar um equilíbrio entre a cultura oriental e a brasileira passou a ser seu grande desafio. Isso pode ser percebido nos coquetéis do Nomiya. Foi a sansei que escolheu o Shôchû – destilado feito à base de arroz e mandioca – como estrela principal de seus drinques. “É a primeira vez que o Shôchû é a bebida principal de uma casa aqui em Curitiba. Harmonizamos seu sabor proeminente com elementos frescos, criando bebidas com a cara do Brasil”, conta Andrea.
O Nomiya serve bebidas tradicionais como saquê, whisky e cerveja, além de drinks não alcoólicos. São cinco versões de Yakitoris cada noite. Opções como o shiitake com bacon, almondegas de carne de porco, frango e fígado de frango. Para os vegetarianos e veganos os espetos grelhados podem ser de quiabo, aspargo, berinjela, entre outros legumes da estação. Também fazem parte do cardápio Otôshi – conservas variadas – ou Onigiri – bolinho de arroz com shiitake e nori.
Endereço
Nomiya_(41) 3503-3054
Rua Itupava, 1299 Loja 6