TOPTALK: Elis Cabanilhas, jornalista, sommelière e editora da Revista Vinícola
Mais do que uma apreciadora de vinhos: Elis é uma das curitibanas que mais acumula conhecimento nesse assunto. Especializada no tema, a jornalista é editora na revista Vinícola e colunista de vinhos da TOPVIEW e do Graciosa Country Club, além de organizadora de jantares harmonizados, degustações e eventos de vinhos. E, como o vinho é uma experiência verdadeiramente completa na vida de Elis, ela lançou há pouco uma linha própria de wine bags de couro em collab com a Maison Revolta.
Uma lembrança da infância.
Não tem como não lembrar com carinho dos almoços em família! Sempre boa música, com uma comidinha especial feita pela minha mãe e muitas risadas… e meus pais, sempre apreciando um bom vinho. Para mim, esse é o exemplo de um domingo feliz!
Uma curiosidade sobre você.
Nunca tomei cerveja na vida.
Uma mudança importante na sua personalidade no último ano?
Tenho preferido muito mais a qualidade do que a quantidade.
Quem a inspira atualmente?
Quem sempre me inspirou e me inspira até hoje é a minha primeira professora no universo dos vinhos, Sonia Petri. Hoje, ela mora na Europa, mas estamos sempre conversando e trocando informações. O conhecimento que ela tem nesse mundo é surreal.
Como você definiria o setor vitivinícola atualmente?
Como um universo que está constantemente se reinventando. Acho incrível como jovens enólogos estão se permitindo ousar. Seja no resgate de técnicas ancestrais de vinificação ou na busca de variedades de uvas diferentes para determinados terroirs. Sempre teremos lugar para os vinhos clássicos, tradicionais, mas o que pode vir de diferente é fascinante.
Se você pudesse escolher uma pessoa no mundo, quem convidaria para beber um bom vinho?
Sou fã de uma vida do Bon Jovi! E agora ele está produzindo um vinho rosé com um produtor francês que é maravilhoso, o vinho chama-se Hampton Water. Quem sabe ainda consigo! Já pensou ele como entrevistado da minha revista?
Último vinho que comprou para si?
Um Jerez Fino. Sou apaixonada por Jerez! Se você pudesse beber um único vinho, de uma única marca, todos os dias, qual escolheria? Champagne! Sou uma amante das borbulhas! É perfeito para qualquer momento. Seria injusto mencionar apenas uma marca quando tem tantas incríveis… Dom Pérignon Vintage, a Cristal de Louis Roederer, mas a Perrier- Jouët Belle Époque tem um lugar especial no meu coração, são tantas boas lembranças…
*Matéria originalmente publicada na edição #279+281 da revista TOPVIEW.