TOPTALK: Camila Podolak, gerente de marketing da importadora Porto a Porto
Hoje à frente do marketing da importadora Porto a Porto, Camila aprecia o aprender: chegou a prestar vestibular para odontologia, fez cursos de sommelière, de chef gourmet, de cuisine santé e de luxo. É, também, uma verdadeira entusiasta da culinária e do mundo dos vinhos e adora viajar e explorar novos horizontes e novas culturas. no mundo profissional, está envolvida em uma variedade de projetos na empresa, que vão desde o lançamento de produtos, campanhas de marketing, organização de feiras e convenções até a abertura de e-commerce, entre outros desafios.
Uma lembrança da infância.
Na época da Páscoa, quando minha mãe costumava fazer chocolates caseiros. Era um período mágico e saboroso, repleto de alegria.
Um fato que lhe dá esperança.
A solidariedade que as pessoas têm em momentos de crise. Temos uma grande capacidade de nos unirmos em momentos de necessidade, inspirando a esperança em um mundo mais compassivo e solidário.
Quem a inspira atualmente?
Meu tio Pedro. Além de ser meu tio e chefe, ele me ajuda muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Sua orientação e apoio constante têm sido uma fonte de inspiração para mim. Ele possui um compromisso com
a excelência no trabalho e é um exemplo de integridade e dedicação.
Como você definiria o setor vitivinícola atualmente?
O setor vitivinícola atual está definido por uma série de tendências. Uma delas é a busca contínua por autenticidade, com vinícolas explorando uvas autóctones e redescobrindo métodos tradicionais de produção para criar vinhos que reflitam a herança de suas regiões. Outra tendência de destaque, especialmente na Europa, é o foco em sustentabilidade. Muitas vinícolas estão adotando práticas de agricultura orgânica e biodinâmica, bem como promovendo o uso eficiente de recursos. O interesse por vinhos sustentáveis ainda está em desenvolvimento no Brasil.
Se você pudesse escolher uma pessoa no mundo, quem convidaria para beber um bom vinho?
Minha escolha seria sem dúvida alguém da minha família. Nossa afinidade de gostos e o prazer que sinto ao passar tempo com eles tornariam esse momento verdadeiramente especial e significativo.
Último vinho que comprou para si?
Comprei o Vinho Verde Loureiro, da vinícola João Portugal Ramos. É leve e com boa acidez, ideal para dias quentes. Um vinho muito versátil.
Se pudesse beber um único vinho, de uma única marca, todos os dias, qual escolheria?
Se eu tivesse que fazer essa escolha, optaria pelo Marqués de Tomares Reserva DOCaRioja, tinto espanhol. Ele une a expressão da tradição vitivinícola da região de Rioja e a elegância do produtor Marqués de Tomares.
*Matéria originalmente publicada na edição #279+281 da revista TOPVIEW.