#TECH: conheça o “Universo: Literature Generator”, uma rede social para estudos acadêmicos
Um dos pontos fortes das redes sociais é o acesso a conteúdos educacionais gratuitos. Na internet há um grande compilado de conteúdos de educação, como aulas, textos, artigos, palestras e tutoriais elaborados por professores e especialistas gabaritados. Muitos professores e instituições de ensino de prestígio nacional e mundial mantêm páginas ativas em redes sociais e fazem lives, vídeos e compartilham informações relevantes para ajudar na rotina de estudos de qualquer pessoa. Dessa forma, o acesso a esses conteúdos é feito de maneira democratizada, possibilitando que esses conteúdos que antes eram restritos às salas de aula sejam propagados para mais pessoas.
O uso das redes sociais criou um ambiente de colaboração e discussão, o que é bastante saudável para o processo de aprendizado. Pelas redes, é possível se conectar a outros estudantes e participar de grupos de estudos sobre determinado tema. Esse tipo de interação pode ajudar a aprofundar a compreensão sobre um assunto, explorar diferentes perspectivas e até mesmo encontrar soluções para problemas específicos relacionados ao dia a dia dos estudos.
LEIA TAMBÉM: #TECH: tecnologia leva um segundo para evitar fraudes em ligações, aplicativos e WhatsApp
Diversos sites e aplicativos são ferramentas bastante importantes para conectar pessoas que possuem o mesmo interesse de aprendizagem. Um bom exemplo da tecnologia que auxilia os estudos através do contato entre usuários é o ‘Aplicativo Universo: Literature Generator’ que reúne leitores e autores.
A plataforma do aplicativo foi criada para preencher uma lacuna entre as redes sociais convencionais e os tradicionais grupos de leitura e agora conta com uma nova funcionalidade, os resumos estudantis. O Universo possui uma área dedicada para os resumos estudantis, no qual os usuários podem colaborar enviando documentos em PDF e dividir com sua rede conhecimentos e conteúdo que os ajudem nos estudos.
Mesmo com essas facilidades atreladas a internet, é importante equilibrar o tempo gasto nas redes sociais, mesmo quando ela está sendo usada para propósitos educacionais. Para William Costa, fundador da App Universo, é importante definir metas sobre o tempo máximo de uso por dia. “Além disso, é preciso evitar as distrações que aparecem quando se entra em plataformas de mídias sociais, focando apenas no conteúdo educacional. É perfeitamente possível utilizar as redes sociais de forma produtiva como uma ferramenta facilitadora do aprendizado, sem cometer excessos”, comenta Costa.