TOPVIEW

Sim, eu quero ajudar

por Camila Gino

 

Em nossa edição impressa de dezembro, trouxemos exemplos de curitibanos que são verdadeiros “papais-noéis” o ano todo, atuando como voluntários em atividades diversas e ajudando muitas pessoas.

Mais um exemplo de curitibanos que fazem a diferença está nas jornalistas Daiane Rosa e Grazieli Teixeira, que criaram em 2012 o blog euqueroajudarcuritiba.com. “O principal objetivo do blog é fazer a conexão entre quem precisa de ajuda e quem quer colaborar [com trabalho voluntário ou com doação de objetos que já não usa mais, por exemplo]”, conta Daiane, na entrevista a seguir.

 

TOP VIEW – O que motivou a criação do blog?
Daiane Rosa – O blog foi ideia minha e surgiu da união de duas vontades que eu já tinha há bastante tempo: a de contribuir com ações sociais e a de escrever para um blog. Um dia, dentro do ônibus indo para o trabalho, pensei na possibilidade de juntar esses dois desejos e criar um blog em que as pessoas pudessem encontrar instituições e projetos sociais para contribuir. O conceito surgiu a partir da constatação de que as pessoas (inclusive eu) sempre têm coisas que não usam mais para doar e raramente sabem quem está precisando daquilo que elas têm disponível.  Por isso, o principal objetivo é fazer essa conexão com quem precisa de ajuda e quem quer colaborar.

TP – Desde então quais são as principais realizações?
DR – É meio complicado mensurar com precisão, mas sempre ficamos sabendo de ações que tiveram a nossa ajudinha. Por exemplo, uma ação para ajudar o Instituto Beija-Flor, com arrecadação de livros pelos alunos da UFPR, começou a partir da divulgação em nosso blog.

A jornalista Grazieli Teixeira, que compartilha com a Daiane a idealização do projeto.
A jornalista Grazieli Teixeira, que compartilha com a Daiane a idealização do projeto.

TP – E quem atua no projeto? São todos voluntários?
DR – Eu e outra jornalista, a Grazieli Teixeira. Nosso trabalho com o blog é todo voluntário. Não recebemos nada material em troca, pelo contrário, quando necessário tiramos dinheiro do próprio bolso.

TP – Como é esta atuação como ponte entre voluntários e entidades?
DR – Divulgamos no blog, entre outros conteúdos, as necessidades de materiais e de voluntariado nas instituições de Curitiba e região. Assim, qualquer pessoa tem acesso a essas informações e pode colaborar com as entidades que precisam do que ela tem a oferecer. Os leitores também podem enviar mensagem para o blog ([email protected]) informando que tipo de material ou trabalho querem doar. Então podemos auxiliar na busca de uma instituição que faça bom proveito da ação solidária. No momento, somos apenas nós duas que administramos o blog. A maior dificuldade é dar conta de responder com agilidade a todas as interações recebidas por meio de comentários, e-mail e redes sociais.

TP – Que tipo de cuidados vocês tomam para indicar tanto as entidades quanto os voluntários??
DR – Tomamos bastante cuidado na hora de realizar o cadastro para trabalhar apenas com instituições realmente sérias.

TP – Como vem sendo a recepção por parte dos curitibanos?
DR – A aceitação está sendo muito boa e isso se reflete nos acessos do blog, que aumentam a cada dia.

TP – Quais serão as próximas ações daqui por diante?
DR – Conseguir responder com cada vez mais agilidade as interações e poder se dedicar ainda mais ao projeto. Parcerias também serão bem-vindas para ajudar na expansão da iniciativa.

 

Deixe um comentário