TOPVIEW

Artigo: Sucesso é reflexo das próprias inteligências

A coach Renata Sottero explica outras formas de inteligência e porque elas merecem atenção especial na vida de cada um

O amanhã certamente é uma incógnita, mas o que você poderia fazer hoje para se preparar para o amanhã? Esse é o tema que a coach Renata Sottero, com base em estudos neurocientíficos, trabalha com as pessoas que querem se diferenciar em um futuro próximo.

Atualmente, o desenvolvimento pessoal é uma das buscas mais recorrentes, porém poucas pessoas sabem que, além do já conhecido QI (Quociente Intelectual), é possível lançar mão de técnicas para desenvolver também os Quocientes Emocional (QE) e Espiritual (QS), tornando todo o processo ainda mais completo.
De acordo com a coach, os QI, QE e QS são siglas que demonstram os níveis de inteligência dos seres humanos. “Todas elas fazem parte das pessoas e estão diretamente ligadas a quem elas são, a personalidade, a forma como se relacionam e ao que faz sentido para elas. Todos esses “Q´s” contribuem para a felicidade das pessoas e conhecer essas inteligências e usá-las pode fazer toda diferença” afirma Sottero.

QI X QE X QS

Durante muito tempo o QI foi considerado a única inteligência humana. Estudos ligados a fisiologia cerebral acreditavam que o homem nascia com determinado número de neurônios e que eles diminuíam no decorrer da vida. Somente a partir da década de 80, pesquisadores identificaram que a inteligência possuía outras ramificações além do quociente intelectual.

“A teoria das múltiplas inteligências surgiu para apresentar mais 8 formas de inteligência dos seres humanos, sendo que 3 delas merecem atenção especial por interferirem em todas as áreas da vida: inteligências intelectual, emocional e espiritual” explica Sottero. De acordo com a especialista, enquanto a inteligência intelectual é uma medida padronizada que avalia nossas capacidades cognitivas, a emocional é a habilidade de lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros, e a espiritual visa a transformação, o poder de dar sentido para a vida, que nada tem a ver com a religião.

Segundo Renata, é preciso refletir sobre o uso dessas inteligências e de como aprimorá-las, pois elas estão diretamente relacionadas a todos os setores da vida: “Vale a pena refletir sobre como as pessoas tem usado a inteligência emocional e espiritual e o que pode ser feito para torná-las cada dia melhores. Sempre digo que o momento de vida, carreira, relacionamentos, estão diretamente relacionados com a maneira de como as pessoas utilizam essas inteligências”, afirma Sottero.

A coach afirma, ainda, que a inteligência espiritual é capaz de ampliar horizontes, proporcionando aumento da criatividade. “Sempre sugiro formas de como desenvolvê-la, como por exemplo, manter sempre pensamentos positivos, saber quem você é e porque você se levanta todos os dias, viver a compaixão, viver de acordo com seus valores e princípios, e finalmente viver o momento presente”.

Deixe um comentário