ESTILO CULTURA

Para o alto e avante: conheça o quarteto curitibano Audac

Com nome tirado de uma marca de bateria eletrônica, quarteto alça mais voos internacionais e se consolida como uma das principais bandas do rock independente local

QUEM?
Alyssa Aquino (teclados e vocais)
Debora Salomão (baixo e vocais)
Alessandro Oliveira (guitarra e vocais)
Pablo Busetti (bateria e vocais)

QUANDO?
Curitiba, 2010

COMO?
Tudo começou quando Alyssa e Debora compunham músicas sob a alcunha de Texas Tornado. Elas faziam tudo em casa, com a ajuda de alguns amigos e uma inseparável bateria eletrônica. Quando as duas resolveram formar uma banda para fazer shows, surgiu o Audac, cujo nome veio “emprestado” da tal marca da bateria eletrônica utilizada. Era uma época de transição para o rock independente produzido na capital paranaense. Terminal Guadalupe, Relespública, Dissonantes, Poléxia e outras importantes bandas da década passada já haviam anunciado seu fim.

Outras formações – como Sabonetes (hoje rebatizado Esperanza), Anacrônica e Charme Chulo – mudaram-se para São Paulo. Por sua vez, Gentileza e Mordida, apesar de experientes, ainda estavam preparando o terreno para o lançamento de seus primeiros álbuns. Então, estava aberta a porta para a criação de uma nova cena curitibana, que carregasse as marcas sonoras e temporais desta virada de primeira década do século 21.

POR QUÊ?
Nesses quatro anos de sua trajetória, o Audac saltou de promessa local a um lugar consolidado na primeira divisão do rock paranaense. Em 2012, já com a formação atual estabilizada, o quarteto teve a sua primeira experiência “internacional”, abrindo o show do cultuadíssimo grupo australiano Tame Impala, em São Paulo. Em janeiro deste ano, o grupo voltou a se encontrar com grandes nomes da música alternativa, tocando no gaúcho MECA Festival, ao lado do trio Friendly Fires e da cantora Charli XCX, ambos britânicos.

O pulo do gato veio no ano passado, quando o conceituado produtor americano Gordon Raphael, hoje radicado em Berlim e responsável por grandes álbuns do grupo Strokes e da cantora Regina Spektor, escolheu o Audac para ser o seu primeiro trabalho com uma banda brasileira. Durante uma semana os cinco se trancaram em um estúdio de Florianópolis para gravar sete faixas que acabaram lançadas como o álbum de estreia dos curitibanos, e que leva o mesmo nome da banda.

HEIN?
O Audac segue com a agenda cheia para 2014. O grupo acaba de lançar o videoclipe da faixa Esprit, o segundo já feito para o disco. Para o mês de março, estão previstos um remix internacional e uma parceria com o selo francês Novomundo, que disponibilizará Audac (o disco) nas lojas físicas e digitais da França e do Japão.

Também, em conjunto com o Novomundo, está sendo agendada a primeira turnê internacional da banda em alguns países europeus. E o segundo semestre contará com outra atividade: Alyssa, Debora, Pablo e Alessandro entrarão novamente em estúdio. A banda já tem algumas músicas novas – até agora cinco já estão prontas.

ONDE?
audacmusic.com

*Coluna escrita por Abonico Smith e publicada originalmente na edição 161 da revista TOPVIEW.