MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA: ENTREVISTAS
A Mostra Artefacto 2017 chegou a Curitiba este mês com o tema Décor + Fashion homenageando designers de moda consagrados. Hoje apresentamos Flávia Bonet homenageando as estilistas Juliana Affonso Ferreira e Maya Pope da marca Isolda em um ambiente de varanda fechada.
TOP VIEW: Os universos da arquitetura/decoração e moda sempre se movimentaram em uma direção muito parecida: conquistar e despertar desejo. Mas qual a sensação provocada que difere os dois?
FLÁVIA BONET: Acho que ambas são iguais e não se diferem muito. Acredito na relação extrema entre moda e arquitetura. Primeiro a sensação de desejo, quando vê algo na passarela ou em uma mostra de decoração. Depois a conquista, quando consegue adaptar o desejo às roupas ou à casa.
TV: O que o fashion pode trazer ao décor e vice-versa? O que um pode aprender com o outro?
FB: A moda dita as regras um pouco antes, nas passarelas. Cores, texturas, estampas, design. Depois entra a relação com a decoração. Um exemplo é o uso do ouro rosé há alguns anos. Por consequência começou a aparecer na decoração. Ambos seguem juntos linhas e tendências.
TV: Como foi o processo de criação e o encontro entre vocês arquiteto e designer de moda?
FB: Primeiro foi o tema definido pela loja e o espaço. A área era aberta e decidi fechar e criar uma proposta que engloba o clima frio da nossa cidade. Em seguida, foi definida a homenageada, que tinha que estar dentro da minha proposta de ser uma varanda, além de aconchegante, despojada, jovem e com personalidade. Tudo a ver com a Isolda e suas estilistas.
TV:Quais são os pontos do projeto que mais evidenciam a convergência entre as ideias dos dois lados arquiteto e designer de moda?
FB: As cores, o aconchego e um clima despojado transmitido através da arquitetura.
TV: Como definiria esse projeto em um frase?
FB: Um espaço despojado, bem aproveitado e que é um convite ao acolhimento.