ESTILO

Dia Nacional do Café marca início da colheita no país e a importância da bebida para os brasileiros

Presente em 98% dos lares do Brasil, o café ganha protagonismo com novos sabores e embalagens em vários segmentos

A segunda bebida mais consumida nos lares brasileiros ganha destaque neste domingo (24), data escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) para celebrar a fase de colheita do café no país. Mas o Dia Nacional do Café deste ano ganha um sabor diferente frente ao cenário atual de pandemia, reforçando a presença do item nos lares brasileiros, aumento de consumo e estratégias para manter o consumidor abastecido.

Com presença em 98% dos lares, de acordo com pesquisa encomendada pela JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), empresa líder mundial dedicada ao mercado de café (pure play) e segunda maior no Brasil, o café tem apresentado crescimento no consumo ano após ano. E não é diferente frente à atual pandemia da COVID-19. Dados da pesquisa revelam que mais da metade dos consumidores brasileiros aumentaram o consumo de café durante a quarentena, com o consumo domiciliar apresentando aumento de 31% em volume.

“O café é uma tradição entre os brasileiros, presente nas refeições, nas conversas e trazendo aconchego. Para nós, o momento agora é de focar em garantir a disponibilidade dos produtos do dia a dia do consumidor. O café tem um papel de garantir a força e energia que precisamos todos os dias e principalmente nesse momento de reclusão social”, comenta Tina Cação, diretora de Marketing da JDE no Brasil.

O Brasil tem se consolidado como o 2º maior mercado consumidor de café no mundo e o 5º em maior mercado em consumo per capita, com média de 2,5 xícaras por dia (enquanto o país líder, a Suécia, tem consumo de 3,5 xícaras/dia). Nos últimos anos, o café ganhou ainda mais representatividade na mesa do brasileiro. “O consumidor brasileiro tem percebido cada vez mais o valor dos cafés premium, devido à seleção de grãos, aromas e sabores sofisticados, e aumentado a busca por esses cafés especiais também para o consumo doméstico”, completa Tina Cação.

“Para o nosso e-commerce, trouxemos duas novidades de Cápsulas L’OR da linha Origens: L’OR Indonésia e L’OR Guatemala, para aqueles que buscam a conveniência e segurança da compra on-line e estão atrás de qualidade e variedade de sabores, especialmente neste momento em que precisamos nos cuidar e ficar em casa”, completa a diretora de Marketing da JDE.

Presente em todas as categorias de cafés no Brasil, como grãos, torrado e moído, cápsulas e solúveis nos perfis premium, mainstream e value, a JDE inovou o segmento de cápsulas de alumínio compatíveis com máquinas de Nespresso ao lançar, em 2017, L’OR, marca premium de café, sendo a primeira a chegar nos supermercados brasileiros. As novidades completam as cinco versões da linha L’OR Origens.

“Muitas pessoas seguem buscando abastecimento rápido e com prevenção nos supermercados, por isso continuamos com nossa atuação para atender ao varejo brasileiro, mas temos também atendido nossos consumidores através do nosso e-commerce, tanto no site de Pilão, quanto no site da marca L´OR. Assim, conseguimos garantir que os consumidores continuem tendo acesso ao café do dia a dia, desde o Torrado e Moído até as Cápsulas Compatíveis, tão importantes para muitas pessoas nesse momento de isolamento.”, reforça Tina Cação.

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