TOPVIEW

Os prós e contras do crudivorismo (ou dieta raw food)

Uma das tendências quando o assunto é alimentação saudável, a dieta baseada em alimentos crus tem seus benefícios - e também seus alertas

A alimentação saudável tem muitas ramificações e estilos, uma delas é a alimentação crudívora (também conhecida por raw food) que se baseia na ideia de que os alimentos crus são melhores para o organismo, pois possuem enzimas digestivas que, além de facilitar a digestão, aproveitam melhor os nutrientes.

Muito em voga, o crudivorismo inclui também grãos germinados, sementes e frutos secos. Embora a maior parte dos alimentos seja ingerida crua, o aquecimento é aceitável, desde que a temperatura fique abaixo de 40º a 48ºC, considerada ideal para não eliminar as enzimas digestivas.

Esse estilo de vida têm diversos benefícios, entre eles, fortalecimento do sistema imunológico, maior absorção dos nutrientes, diminuição de crises alérgicas, ganho de energia e disposição, pele e cabelos mais bonitos, perda de peso, redução do risco de doenças como cardiovasculares, câncer e diabetes.

O crudivorismo contém também menos gorduras trans e gorduras saturadas; tem baixo teor de sódio e açúcar; é rico em magnésio de potássio, folato, fibras, vitamina A e antioxidantes. Estas propriedades são associadas à redução de doenças e ao ganho de uma maior qualidade de vida. Um estudo publicado no Journal of Nutrition, por exemplo, apontou que uma dieta à base de alimentos crus reduz as concentrações plasmáticas de colesterol total e triglicérides.

Crudivorismo também tem suas desvantagens

Entretanto, uma das principais preocupações com o crudivorismo é o risco de deficiências nutricionais, como a vitamina B12, ferro, zinco e ômega-3, os chamados ácidos gordos. Pessoas que seguem a dieta crudívora têm níveis mais elevados de homocisteína, um aminoácido que pode causar desordens no organismo, como hipertensão arterial e até ataque cardíaco ou derrame. O crudivorismo também diminui os níveis de colesterol HDL (o bom colesterol), devido à deficiência de vitamina B12.

Por isso, adeptos à dieta precisam da orientação de um médico especialista que deverá prescrever suplementos vitamínicos para prevenir deficiências nutricionais. O ideal para quem pretende iniciar o crudivorismo é começar com 50% de alimentos crus e ir aumentando aos poucos. Comer uma variedade maior de alimentos também pode ajudar.

 

Deixe um comentário