TOPVIEW

Conheças os tipos mais comuns de fraude em e-commerce e previna-se

Sabemos que a internet não é um lugar tão seguro para seus dados pessoais e estas cinco dicas irão mitigar os problemas que qualquer um possa ter enquanto navega

O Relatório da Nilson usa o exemplo de pagamentos baseados em cartões para ilustrar os pontos abaixo: as fraudes em pagamentos feitos pela internet estão aumentando constantemente e, aparentemente, é impossível de serem estancadas.

Enquanto o aumento em si não é nada novo (houve mais fraude no e-commerce a cada ano desde 1993), a taxa é impressionante. O número de casos de fraude aumentou 19% em relação a 2013, e esta é a quarta vez consecutiva em que o crescimento de fraudes excedeu o crescimento dos comércios eletrônicos. De cada $100 em conversões de venda, os fraudadores atualmente arrebatam 5,65 centavos.

Abaixo  os tipos mais comuns de fraude serão explicados, bem como um simples método para se prevenir.

Ladrão de Identidade

De acordo com o estudo, os tipos mais comuns de fraude causando preocupação entre os comerciantes são roubos de identidade (71%), phishing (66%) e roubo de contas (63%). Aqui, os cartões de crédito são o alvo mais popular, pois um fraudador não precisa de muito para realizar uma transação sem o cartão em mãos.

No roubo de identidade tradicional, o objetivo dos criminosos é realizar transações usando uma identidade diferente. Em vez de ter que chegar a uma identidade completamente nova para fazer isso, eles simplesmente assumem uma já existente. Isso é mais fácil de fazer – e geralmente muito mais rápido.

Fraude amigável

Em quarto lugar, temos o que os comerciantes entrevistados se referem como fraude amigável. Isso parece mais amigável do que realmente é: usando este método, os clientes encomendam bens ou serviços e pagam por eles – de preferência usando um método de pagamento como um cartão de crédito ou débito.

Então, no entanto, eles deliberadamente iniciam um estorno, alegando que seu cartão de crédito ou detalhes da conta foram roubados. Eles são reembolsados – mas eles mantêm os bens ou serviços. Este método de fraude é particularmente prevalente com serviços, tais como aqueles nos meios de jogos ou adultos. A fraude amigável também tende a ser combinada com o reenvio. Os criminosos que usam dados de pagamento roubados para pagar suas compras não querem mandá-los para seus endereços domésticos. Em vez disso, eles usam intermediários cujos detalhes são usados para fazer as compras e que, em seguida, encaminham as mercadorias.

Fraude Limpa

O nome de fraude limpa é enganoso, porque não há nada limpo nele. O princípio básico da fraude limpa é que um cartão de crédito roubado é usado para fazer uma compra, mas a transação é então manipulada de tal forma que as funções de detecção de fraude sejam contornadas.

Muito mais know-how é exigido aqui do que com a fraude amigável, onde o único objetivo é cancelar o pagamento uma vez que uma compra foi feita. Na fraude limpa, os criminosos usam análises de som dos sistemas de detecção de fraude implantados, além de um grande conhecimento sobre os legítimos proprietários de seus cartões de crédito roubados.

Uma grande quantidade de informações corretas é inserida durante o processo de pagamento para que a solução de detecção de fraudes seja enganada. Antes que a fraude limpa seja cometida, o teste do cartão é frequentemente realizado. Isso envolve fazer compras baratas online de teste para verificar se os dados do cartão de crédito roubados funcionam.

Fraude de Afiliados

Existem duas variações de fraude de afiliados, ambas com o mesmo objetivo: obter mais dinheiro de um programa de afiliados manipulando estatísticas de tráfego ou de inscrições. Isso pode ser feito usando um processo totalmente automatizado ou obtendo pessoas reais para que entrem em sites usando contas falsas. Este tipo de fraude é neutra em termos de métodos de pagamento, mas muito amplamente distribuída.

Previna-se

Uma maneira de saber se um site é seguro é verificar se a URL no seu navegador começa com HTTPS ao invés de somente HTTP –  a letra “S” significa seguro. Isso significa que o site em questão possui um certificado SSL que é fornecido por especialistas internacionais como GoDaddy ou 1&1. Isso é uma das garantias que você está navegando em um ambiente seguro e criptografado.

Deixe um comentário