Beto Madalosso: “A classe opressora no Brasil é a classe política”
Se a classe opressora é a classe que detém poder sobre os oprimidos, se a classe opressora é a classe que retém os ganhos dos oprimidos, se a classe opressora é a classe que tem mais privilégios que os oprimidos, então, a classe opressora no Brasil é a classe política.
Políticos, com seus salários, benefícios, poderes e privilégios formam a elite do nosso país. Cidadãos comuns, sejam empregados, sejam empregadores, são explorados por um governo que confisca metade de seus ganhos e legisla em causa própria, como se fosse separado do resto da população. Alienados. Autocentrados.
Enquanto discutimos inutilmente “esquerda” e “direita”, acusando uns aos outros de estarem fora da realidade, eles riem da nossa cara. Porque a verdadeira polaridade da sociedade não está nas diferenças ideológicas, mas no distanciamento entre a elite governante e o cidadão comum.
Como podem propor a reforma da previdência e não serem afetados? Como podem cometer crimes e terem foro privilegiado? Como podem ganhar tão bem e acumular tantos benefícios enquanto muitos passam fome?
Político e cidadão não conversam, não habitam o mesmo planeta. Ignoram um ao outro, odeiam um ao outro, vivem cada um por si, como se ignorar a existência alheia fosse a fórmula da felicidade.
Líderes políticos elegem conspiradores para justificar seus fracassos. Hugo Chávez apontava o dedo para o imperialismo norte-americano; Donald Trump aponta o dedo para os imigrantes.
Nosso ex-presidente, por sua vez, separou o Brasil em duas classes e lançou a ideia de que a elite é a causa dos nossos problemas, criando uma espécie de guerra civil – nós contra eles. E, enquanto trocamos farpas na base da pirâmide, lá em cima excelentíssimos senhores com as cuecas forradas de dinheiro formam uma quadrilha para se manter no poder.
Vamos abrir os olhos de quem ainda não quis enxergar: o povo somos nós, trabalhadores pagadores de impostos, patrões ou empregados, independente do tamanho de nossas riquezas. Elite são eles, a quem chamamos de autoridades, que se associam a bancos e empreiteiras, que se apropriam dos nossos salários e que legislam em causa própria – blindados por uma bolha chamada poder público.
É fato. O problema do Brasil são as elites. Espero que tenha ficado claro de qual elite estamos falando.
(Este texto é generalista, não acho que todo político seja imprestável.)
Beto Madalosso
É chef do Forneria Copacabana e integra o conselho administrativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR). Este artigo de opinião foi publicado na edição #198 da Top View.