SELF

Yoga time: tudo que você precisa para a prática

Quer começar a praticar yoga e não sabe como? Ter vontade já é o primeiro passo e aqui você confere tudo que você precisa para iniciar esse exercício

O termo “yoga” vem do sânscrito, da palavra yuj, que significa unir ou integrar. O yoga busca a reconexão com a nossa própria essência através da postura, meditação e respiração.

A prática do Yoga é milenar, mas nos últimos anos voltou a ser popular dentro do universo fitness. Com a crise sanitária, muitas pessoas aderiram ao exercício como forma de manutenção da saúde mental, alívio do estresse e para manter o corpo ativo mesmo sem sair de casa. Continue lendo para saber como você também pode adentrar no mundo do yoga.

Praticar yoga não precisa ser caro

Um dos maiores enganos sobre a prática de yoga é de que apenas pessoas com alto poder aquisitivo podem praticar. Isso é um mito que afasta muitas pessoas do esporte. Há muitas opções de aulas coletivas e em espaços públicos. Além disso, através da internet você tem acesso a muitas aulas, para todos os níveis, que podem te auxiliar nessa prática.

Os equipamentos para a prática de yoga também são muito simples: uma roupa confortável e um tapete. A roupa pode ser um top, caso esteja calor, ou uma camiseta mais larga, caso esteja frio. Nas pernas, invista em uma legging ou um shorts. O ideal é que a vestimenta do yoga não restrinja a sua movimentação e deixe o seu corpo transpirar. Evite tecidos pesados e roupas apertadas, pois isso pode prejudicar a prática das posturas.

O tapete ideal para a prática é conhecido como yoga mat. Ele não é um equipamento caro e possui alta durabilidade. O ideal é o tapete ter 60cm de largura e 1,70m de comprimento: nessas dimensões, todas as suas posturas ficarão dentro do espaço do tapete.

Alguns acessórios, como cordas, blocos e outros objetos, podem ser úteis para te ajudar a executar os movimentos e manter a postura. Porém, não é necessário o investimento imediato nesses acessórios para o início da prática do yoga.

Você não precisa ser flexível

O yoga é uma filosofia que envolve respeito e amor pelo próprio corpo. Os praticantes de yoga têm plena ciência de que cada corpo possui uma constituição diferente e isso implica em limites distintos para a prática. Portanto, não force o seu corpo a fazer os movimentos avançados logo de cara. Preocupe-se com o alongamento e fortalecimento dos músculos em um primeiro momento.

Quanto mais você for avançando na sua prática de yoga, você irá perceber que manter uma respiração adequada, bem como uma concentração nessa respiração, é muito mais importante que fazer posturas mais complexas.

Outro mito que afasta as pessoas da prática de yoga é o de que existe um corpo ideal. Como o yoga valoriza o amor pelo próprio corpo, não existe uma idade ou corpo ideal. Pessoas magras, gordas, jovens, idosos e até mesmo crianças e gestantes se beneficiam com a prática.

Conheça os diversos tipos de yoga

A prática de yoga não é uma só: existem diversos tipos de exercícios e você deve escolher qual é o melhor para você.

Para os iniciantes no yoga, o mais indicado é buscar e experimentar as diferentes modalidades, pois são mais de dez estilos que você poderá fazer. Alguns possuem mais dinamismo nos exercícios, enquanto outros buscam um maior conforto e relaxamento corporal. Além disso, é muito indicado que a pessoa alie a prática de yoga com o estilo de vida que ela prega.

A vontade de praticar yoga já é um primeiro passo, porém, antes da aquisição de tapetes e equipamentos, pesquise qual o tipo ideal de exercício para você e para o seu organismo.

Deixe um comentário