SELF WELLNESS

Turismo de bem-estar: 8 destinos que promovem relaxamento e desconexão

Cura mental, física, espiritual: uma seleção de destinos turísticos que promovem o bem-estar, a longevidade, a vitalidade, o relaxamento e a desconexão

“Esqueça os cremes noturnos com retinol”, brinca a universidade australiana Edith Cowan (ECU). Um estudo conduzido pelos pesquisadores da instituição, divulgado em setembro de 2024, revelou que viajar é uma das melhores formas de combater o envelhecimento precoce.

O estudo interdisciplinar, liderado pelo professor e pró-reitor Wei Wang, ligou a teoria da entropia — tendência universal de seguir em direção à morte e à desordem — ao turismo. Essa foi a primeira vez que as duas teorias foram aplicadas juntas e a pesquisa chegou à uma conclusão importante: viajar pode trazer benefícios à saúde, entre eles, a desaceleração dos sinais de envelhecimento.

Em um comunicado oficial, Fangli Hu, doutoranda da ECU, afirmou que “O turismo não se trata apenas de lazer e recreação. Ele também pode contribuir para a saúde física e mental das pessoas.”

Valorizando esse cenário, a TOPVIEW selecionou destinos turísticos de cura em diferentes continentes. E, claro, fez uma luxuosa lista de hospedagens para você aproveitar o melhor de cada região. 

Kamalaya Koh Samui – Koh Samui, Tailândia

Práticas de bem-estar holístico, incluindo medicina tradicional tailandesa, retiros de meditação e os spas mais desejados do mundo. A Tailândia tem uma rica gama de opções para refinar a jornada saudável dos turistas. A região de Koh Samui oferece aos turistas uma paisagem tropical, que alia o bem-estar à sensação de vitalidade. Localizado na costa sul, o luxuoso Kamalaya Koh Samui une uma programação robusta de bem-estar — com ações para a movimentação, o equilíbrio e a longevidade — e retiros de grupo, para uma busca compartilhada de transformação física e mental.

Site: kamalaya.com

Cavallo Point Lodge – São Francisco, Estados Unidos

Turismo de bem-estar
Em São Francisco, o The Lodge at Cavallo Point atrai os turistas pelas excepcionalidade na estadia. (Divulgação | Cavallo Point Lodge)

Em uma união entre o presente e o passado, os arredores da Baía de São Francisco, na Califórnia, oferecem aos visitantes áreas calmas, envoltas por colinas e grandes gramados. Ao mesmo tempo em que faz da Ponte Golden Gate, um portal para a contemporaneidade, o suntuoso The Lodge at Cavallo Point é uma das paradas obrigatórias para quem deseja o descanso para o corpo e a funcionalidade para a mente. Condecorado com duas chaves Michelin, de excepcionalidade na estadia, o local oferece spa, retiro, ações de medicina integrativa, passeios guiados e até aulas de pintura e culinária — para manter a mente e o corpo sãos.

Site: cavallopoint.com

Ayers Rock Resort – Yularana, Austrália

Turismo de bem-estar
As tradicionais experiências gastronômicas ao ar livre são um dos destaques da região, que energiza e encanta os turistas. (Foto: reprodução | Instagram @exploreuluru)

Para os aborígenes, “Uluru”, para os europeus, “Ayers Rock”. A formação rochosa no Deserto de Yularana, na Austrália, atrai turistas de todo o mundo pelas belezas naturais e pelos poderes energéticos. Os visitantes podem se hospedar confortavelmente no Ayers Rock Resort e desfrutar da vista incrível, enquanto aproveitam o jantar à luz das estrelas ou exploram as belas trilhas da região. Mas é importante lembrar: não leve partes do Monte Uluru para a casa. Há uma lenda que diz que essa atitude traz má sorte ao turista, até ele devolver o souvenir ilegal com um pedido de desculpas ao parque.

Site: ayersrockresort.com.au

Vila Cerrado – Goiás, Brasil

As experiências do Vila Cerrado, na região da Chapada dos Veadeiros, conectam os visitantes à natureza. (Foto: reprodução | @vila_cerrado)

Clima místico, conexões com outras dimensões, portais energéticos: a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, oferece uma união entre a natureza e a magia. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, a região recebe turistas de todo o mundo, atraídos pelas terapias holísticas e atividades espirituais oferecidas no local. A relaxante Vila Cerrado é uma das opções para quem passa pela localidade. A pousada oferece aos hóspedes rituais que unem experiências com o corpo, a mente e a natureza — com passeios de bicicleta, meditação, oferta de ervas medicinais, banhos sensoriais e gastronomia inspirada no movimento slow food.

Site: vilacerrado.com.br

LEIA TAMBÉM: Conheça destinos com Jardins Botânicos que celebram a biodiversidade brasileira

Kusatsu Now Resort – Kusatsu Onsen, Japão

A água termal de Kusatsu flui diretamente para áreas privativas do Kusatsu Now Resort. (Foto: divulgação | Kusatsu Now Resort)

Descobertas há mais de 1,8 mil anos, as mais de cem fontes termais de Kusatsu Onsen, na província de Gunma, no Japão, têm propriedades antibacterianas capazes de curar doenças, melhorar a pele, aumentar a velocidade de cicatrização e aliviar dores articulares e musculares. Pelo menos, é o que acreditam os moradores e turistas, que buscam o contraste entre as águas borbulhantes e as estações de esqui presentes na região. Na região, está o luxuoso Kusatsu Now Resort, que conta com uma área privativa da fonte Bandaiko — a mais abundante de Kusatsu. Os hóspedes podem banhar-se ao ar livre ou nas banheiras e nos spas internos da acomodação.

Site: kusatsu-now.co.jp.

Mandapa, a Ritz-Carlton Reserve – Ubud, Indonésia

No Mandapa, a Ritz-Carlton Reserve, os hóspedes podem desfrutar de uma jornada completa de bem-estar. (Foto: divulgação | Mandapa, a Ritz-Carlton Reserve)

A espiritualidade é o principal atrativo turístico na região de Ubud, em Bali, na Indonésia. 84% da população se declara hindu, de acordo com o Censo Populacional de 2010, divulgado pelo Departamento Central de Estatística da Indonésia. Por crerem em uma recompensa constante em outras reencarnações, a população é conhecida globalmente pela gentileza e pela gratidão, principalmente aos deuses hindus — a quem deixam oferendas em todos os lugares. Udub é repleta de templos, áreas para meditação e contemplação da natureza. Na região, está localizado o suntuoso Mandapa, a Ritz-Carlton Reserve. Os hóspedes podem desfrutar de jornadas de bem-estar, com bênçãos para os quatro elementos, sessões de spa e aulas de ioga, enquanto vislumbram a paisagem de tirar o fôlego.

Site: ritzcarlton.com.

Euphoria Retreat – Mistras, Grécia

O Euphoria Retreat é a principal escolha dos turistas europeus para destino de cura. (Foto: divulgação | Euphoria Retreat)

História, cultura, arte e religião: a região de Mistras, sobre o Monte Taigeto, na região da Lacónia, na Grécia, promove aos turistas um resgate às memórias e uma desconexão mental. O destino encantador transporta os visitantes para um período medieval, com palácios, igrejas e fortificações que parecem estar congeladas no tempo. Turistas de todo o mundo buscam a região pelo Euphoria Retreat, uma hospedagem que se apresenta como “o melhor resort de bem-estar e cura holística da Europa” — o local recebeu uma chave Michelin de excelência em hospitalidade. Os hóspedes são convidados a participar de programas integrativos para vitalidade e longevidade, sob acompanhamento multidisciplinar para melhorias mentais, físicas, sociais e espirituais.

Site: euphoriaretreat.com.

Luna Volcán – Baños, Equador

Os hóspedes do Luna Volcán aproveitam as águas termais da região, com uma vista privilegiada para o vulcão ativo. (Foto: divulgação | Luna Volcán)

A região de Baños, no Equador, oferece aos turistas cura mental, física e espiritual. De um lado, uma cidade aventureira eleva a saúde mental, com contemplação ao vulcão ativo Tungurahua e a oferta de atividades radicais, como escalada, rafting, tirolesa e o famoso Balanço do Fim do Mundo (La Casa del Árbol), à beira de um penhasco. Do outro, as águas termais promovem cura física, alívio de dores e benefícios no cuidado com a pele. No centro, um roteiro de peregrinação religiosa, uma vez que os católicos acreditam que a Virgem Maria apareceu na região. Os visitantes podem unir a cura física e mental ao se hospedarem no Luna Volcán. Com vista privilegiada para o vulcão, o hotel promove terapias com pedras vulcânicas e águas termais e atividades guiadas pela região, com foco em aventura.

Site: lunavolcan.com.

*Matéria originalmente publicada na edição #304 da TOPVIEW.