SELF WELLNESS

Homens apostam na prática de yoga para reduzir estresse

Prática promove consciência corporal e emocional, auxiliando os homens a quebrarem resistências e adotarem hábitos mais saudáveis, explica o professor e fundador do Método Kaiut Yoga, Francisco Kaiut

O Novembro Azul, o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e à importância dos cuidados com a saúde masculina, reforça um tema que ainda é um pouco delicado para muitos homens: o autocuidado. Cada vez mais o Yoga se mostrou uma ferramenta poderosa não apenas para o corpo, mas também para a mente, ajudando a romper barreiras culturais e emocionais que afastam os homens da prevenção. Conheça as vantagens da prática de yoga para homens.

De acordo com o professor de Yoga e fundador do Método Kaiut Yoga, Francisco Kaiut, incluir a prática no dia a dia pode ser funcionar como um ponto de virada para quem vive constantemente sob pressão, estresse e resistência à pausa.

CONFIRA: 5 spas ao redor do mundo para você conhecer

“O corpo masculino foi condicionado ao desempenho e à força, mas pouca atenção se deu à escuta do próprio corpo. O Yoga resgata essa percepção, permitindo que o homem reconheça sinais de desequilíbrio antes que se transformem em doença”, afirma.

VEJA TAMBÉM: Yoga e neuroplasticidade: novo estudo revela como a prática estimula adaptações cerebrais

Vantagens da prática de Yoga para homens

Para Francisco Kaiut, a prática é uma forma de reconexão com a própria natureza biológica, muitas vezes ignorada pela rotina moderna.

“O homem aprendeu a suportar dor e cansaço como parte da vida, mas isso o desconecta de si. No Yoga, aprendemos que o verdadeiro equilíbrio vem de respeitar os limites do corpo e dar espaço para o descanso e a regeneração”, explica.

Além de reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea, o Yoga também tem efeitos positivos sobre o sistema nervoso autônomo, contribuindo para regular os hormônios e melhorar a resposta imunológica.

Vários estudos também já associam a prática à redução da pressão arterial, melhora da qualidade do sono e ao aumento da clareza mental, fatores que influenciam diretamente a longevidade e a saúde masculina.

“O Yoga não é sobre fazer posturas difíceis, e sim sobre entender o próprio funcionamento e ajustar-se à vida de forma mais inteligente. Quando o homem aprende a respirar melhor, a se mover de forma consciente e a lidar com o estresse, ele naturalmente melhora todos os aspectos da saúde”, destaca Francisco Kaiut.