SELF

Veja quais doenças podem ser evitadas com hábitos de higiene

Existem vários problemas de saúde que podem ser contraídos por conta de maus hábitos; saiba como evitá-los

Durante a pandemia, todos nós começamos a reforçar nossos hábitos de higiene, trazendo mais etapas de cuidado no nosso cotidiano. Mas esses cuidados pessoais de higiene deveriam existir sempre, pois o coronavírus não é a única doença que podemos pegar por conta da falta de limpeza no dia a dia.

Por isso, neste artigo vamos mostrar a você que outras doenças podem ser desenvolvidas quando não cuidamos tão bem dos nossos hábitos higiênicos.

Gripes e resfriados

A humanidade já está até um pouco habituada a viver com uma gripe ou resfriado, mas a verdade é que tem alguns vírus que podem prejudicar e muito a sua saúde.

É o caso do Influenza, por exemplo, um vírus respiratório transmitido por pequenas gotas que podem existir no ambiente. Ou também do Adenovírus, responsável por causar doenças como conjuntivite, pneumonia e bronquite.

Para evitar o aparecimento de gripes e resfriados é bem simples: higienize as mãos antes de se alimentar e cubra bem a boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Conjuntivite

A maioria das pessoas já teve conjuntivite pelo menos uma vez na vida, e nós sabemos como esse vírus é facilmente passado entre as pessoas.

A conjuntivite acontece quando a conjuntiva, que é a parte branca dos olhos, fica inflamada. Essa inflamação é geralmente causada quando tocamos os olhos sem higienizar as mãos.

Por isso é muito importante realizar a lavagem das mãos todos os dias diversas vezes, especialmente antes de levá-las aos olhos, para evitar que essa e outras inflamações surjam.

Infecção por salmonella

A infecção por salmonella ocorre quando consumimos bebidas ou alimentos contaminados, mas também pode ser transmitida quando as pessoas não fazem a limpeza das mãos logo após utilizar o banheiro.

Isso acontece porque a bactéria Salmonella é encontrada no intestino de humanos e animais, sendo assim eliminada por meio das fezes. Por isso, sempre após utilizar o banheiro, lave muito bem as mãos para evitar esse tipo de infecção.

Doença mão-pé-boca

Quando a pessoa apresenta lesões nas mãos, nos pés e na boca, isso pode ter sido causado pelo vírus chamado Coxsackie, que faz com que algumas lesões apareçam nesses locais.

A transmissão desse vírus ocorre pelo contato direto dele com as mãos ou outras superfícies contaminadas, fazendo com que a falta de higienização das mãos contribuam para a disseminação do vírus.

Ele é muito comum em crianças, mas também pode aparecer em adultos. Por isso é importante os pais ficarem bem atentos, e estarem sempre que possível limpando as mãos dos pequenos.

Mononucleose

Essa doença é transmitida pelo vírus chamado Epstein-Barr. O contágio ocorre quando há contato com secreções respiratórias ou outros fluidos corporais. Por conta disso ela é popularmente chamada de “doença do beijo”.

Entre seus sintomas temos dor de cabeça e garganta, febre, sensação de mal-estar, amídalas inchadas, perda de apetite, entre outros.

Para evitar que ela ocorra, você deve estar sempre limpando muito bem as suas mãos antes de encostar no seu rosto ou de outra pessoa.

Hepatite A

A doença causa uma inflamação no fígado e, por mais que existam vários tipos de hepatite, essa em especial surge depois que a pessoa tem uma infecção viral.

Ela é transmitida quando a pessoa ingere alimentos que possam apresentar resíduos de fezes contaminadas na sua composição. Para evitar que isso ocorra, é importante higienizar bem os alimentos e lavar as mãos antes de manusear qualquer alimento.

Infecções gastrointestinais

A salmonella não é a única infecção que pode ser causada no intestino. Diversas outras doenças derivadas de bactérias, vírus e parasitas podem causar infecções gastrointestinais.

Os sintomas podem variar de uma doença para outra, mas os mais comuns são náuseas, diarreia, dores abdominais e vômito.

Uma forma de combater essa doença, é realizar a devida higienização das mãos antes de qualquer refeição, ou antes de manusear alimentos.

Deixe um comentário