5 fatos que usuários de lentes de contato precisam saber durante a pandemia - TOPVIEW

5 fatos que usuários de lentes de contato precisam saber durante a pandemia

Um novo estudo tranquiliza quem usa o produto em tempos de COVID-19

37 0
Compartilhe

Em meio ao avanço do novo coronavírus, o cuidado com a higiene e limpeza dos itens pessoais deve ser redobrado. As medidas de prevenção adotadas e repassadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser seguidas corretamente para garantir a segurança e o conforto de todos nesse momento, inclusive daqueles que utilizam lentes de contato. De acordo com nova pesquisa publicada no jornal Contact Lens & Anterior Eye (CORE) os usuários de lentes de contato podem ficar tranquilos enquanto ao seu uso durante a pandemia, desde que seguindo adequadamente as orientações de higiene.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um em cada cinco brasileiros (19%) possui alguma necessidade de correção visual. Por isso, uma das principais recomendações é manter as mãos sempre limpas e evitar levá-las aos olhos. De acordo com a Dra. Thais Packer, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision é importante seguir as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde pública. 

Confira as cinco dicas dos especialistas sobre lentes de contato para ter segurança e conforto:

Você pode continuar usando as lentes de contato: Atualmente, não há evidências científicas de que os usuários de lentes de contato tenham um risco mais elevado de contrair COVID-19 em comparação com os usuários de óculos. Consulte o seu oftalmologista com perguntas.

Os bons hábitos de higiene são essenciais: A lavagem e a secagem completas das mãos são essenciais, assim como o uso e o cuidado adequados das lentes de contato, garantindo uma boa higiene do estojo das lentes de contato e limpando regularmente os óculos com água e sabão. Esses hábitos podem ajudá-lo a manter-se saudável e longe de consultórios ou hospitais neste momento.

Os óculos regulares não oferecem proteção extra: Nenhuma evidência científica comprova os rumores de que os óculos comuns oferecem proteção contra o COVID-19, uma posição apoiada pelos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Mantenha as mãos longe do rosto: Se é usuário de lentes de contato, óculos ou se não precisa de correção visual, evite tocar o nariz, a boca e os olhos com as mãos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as recomendações do CDC.

Se estiver doente, interrompa o uso temporariamente: Os usuários de lentes de contato que estiverem doentes devem voltar temporariamente a usar óculos. Você pode retomar o uso de novas lentes de contato e estojos de lentes assim que você voltar à saúde total.

In this article

Join the Conversation