SELF

Torne-se irresistível

Ter autenticidade é a melhor ferramenta em um mundo tão conectado e envolto em inseguranças

Autenticidade: uma qualidade que vale ouro! O motivo? Quem sabe dar valor à sua digital emocional não ocupa o lugar comum. O caminho nem sempre é o mais rápido, mas certamente é o mais sólido. Aplicar esse raciocínio ao mundo digital faz ainda mais sentido. Nestes novos tempos, em que o universo virtual ganhou um espaço tão importante quanto o mundo tangível, saber conviver nas redes e conquistar credibilidade também se tornou um grande e necessário desafio.

Aqui entra uma percepção importante: visibilidade não significa engajamento – e vice-versa. Funciona mais ou menos como aquela pessoa que cuida muito do visual, que todos admiram esteticamente, que tem milhares de pessoas querendo ficar com ela, mas que não consegue engatar nenhum relacionamento em longo prazo – por mais que ela o deseje.

É preciso rever posturas e identificar como os sentimentos podem estar desconectados de alguma forma da sua maneira de agir. Conheço pessoas incríveis que sofrem profundamente com isso e, na maioria das vezes, são pequenos detalhes sobre elas mesmas que estão negligenciados. Na maioria dos casos, a ânsia de agradar e ser aceito se sobrepõe ao que elas têm de melhor: a autenticidade a qual me referi no começo do texto.

Inúmeras pessoas compram seguidores, likes e comentários para “impulsionar” os seus perfis. Elas até podem parecer um sucesso para os outros. Mas e para si mesmas? Por mais que possamos enganar os outros, não podemos nos enganar. A “fatura” desse tipo de postura chega com juros e correção monetária: baixa autoestima, insegurança, ansiedade, medo, alergias, insônia, dependência emocional e por aí vai…

Para sermos bem-sucedidos, em primeiro lugar, precisamos conquistar a nós mesmos. Ter o nosso autorrespeito. Dizem que “não adianta uma pessoa ser um sucesso no mundo e um fracasso no lar”. É verdade. Ainda assim, é bom lembrar que não seremos bem-sucedidos em nenhum lugar se não formos um sucesso para nós mesmos. Seria como ser o escritor mais lido no mundo, só que com obras escritas por uma outra pessoa.

Aqueles que admiramos podem servir de inspiração, jamais como um modelo fechado em si mesmo. Por mais que o mundo queira nos definir em números, notas, idade, dinheiro, likes e seguidores… eu insisto: seja o número um para você mesmo. Nada causa mais realização do que isso. Nada gera mais saúde mental do que sentirmos um imenso prazer em vestir a própria pele.

Torne-se IRRESISTÍVEL! Una talento, autenticidade e resiliência. Reflita: o que você tem de especial que ninguém tem? Esse é o seu caminho. Invista nisso! Não seja uma réplica, seja uma alma original. Isso não tem preço, tem valor.

*Coluna originalmente publicada na edição #245 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário