Toalha de banho pode criar ambiente favorável para contaminações por microrganismos - TOPVIEW

Toalha de banho pode criar ambiente favorável para contaminações por microrganismos

A toalha reúne dois elementos importantes para este cenário: umidade e matéria orgânica

Compartilhe

As toalhas, itens indispensáveis na rotina de higiene diária de banho, podem transformar toda a sensação de limpeza em um problema à saúde. Isso porque, segundo a clínica-geral do Hospital Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel de Brito, esses pedaços de tecidos são ambientes favoráveis para a proliferação de fungos e bactérias quando não higienizados de forma correta.

“A toalha reúne dois elementos importantes para este cenário: umidade e matéria orgânica, na forma de pele descamada e cabelos, por exemplo. Essa união favorece a proliferação de microrganismos, como ácaros, e traz risco quando a peça é usada ainda úmida e sem lavagem adequada”, explica a médica.

O alerta dado pela especialista refere-se à possibilidade do contato da toalha com a pele ocasionar alergias, como lesões em pessoas que já sofrem com dermatite atópica, por exemplo. Para evitar esse problema, é preciso atentar-se à frequência de lavagem e à secagem por completo das toalhas antes do seu uso.

“É preciso lavar a cada dois dias no mínimo, sendo o ideal um dia sim e outro não, sempre com água abundante e sabão. Lembrando de nunca usar a toalha úmida, portanto, caso entre um banho e outro ela não seque, opte por outra”, salienta Ligia. “Outra dica importante é não deixar a toalha secando no box, prefira lugares ventilados”, reforça.

A possibilidade de transmissão de microrganismos, e até mesmo do vírus HPV, existe também quando é feito o compartilhamento das toalhas. Segundo a médica, essa prática não deve ocorrer nunca por abrir brechas para consequências graves à saúde.

In this article

Join the Conversation