SELF

Tecnologia e humanização

Novo embaixador da TOPVIEW pretende trazer conhecimentos sobre odontologia que possam levar os leitores a buscarem a melhor versão do seu sorriso

Com mais de 20 anos de atuação na área odontológica, Laydir de la Torre entra para o time de embaixadores da TOPVIEW, a fim de destacar a importância da saúde bucal e os avanços tecnológicos promovidos pela indústria nos últimos anos. Confira a entrevista:

Você se graduou em Odontologia em 1997. O que aprendeu de lá para cá que leva consigo nos atendimentos atualmente?
Muita coisa mudou (e para melhor – ainda bem)! Surgiram novos materiais, novas técnicas e novas abordagens. As abordagens estéticas ficaram mais aprimoradas e passaram a ter maior foco por parte das pessoas. No entanto, percebo que muitos se esquecem da atenção ao paciente, ao ser humano. Às vezes, deixam de lado suas vontades e necessidades. Sempre tive comigo a prática de escutar o paciente e cuidar dele com delicadeza e carinho em todos os momentos. Acredito que isso fez e ainda faz a diferença.

Caso pudesse se descrever em uma frase, qual utilizaria? Por quê?
“Seja um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente em que o melhor é o esperado.” Não serei original. Usei essa frase de Steve Jobs em meu consultório – em uma parte reservada, mas ela está na parede para toda equipe vê-la diariamente, pois acredito que temos que nos esforçar em cada detalhe para sermos realmente excepcionais. Isso é possível, começa por nós e, depois, “contamina” toda a equipe. 

Quais são seus livros favoritos?
Eu gosto muito de O Jeito Disney de Encantar os Clientes: do Atendimento Excepcional ao Nunca Parar de Crescer e Acreditar, que destaca as melhores práticas dessa empresa centenária e encantadora. Também destaco o Dedique-se de Coração: a História de Como a Starbucks se Tornou uma Grande Empresa de Xícara em Xícara, escrito por Howard Schultz. Outro sucesso que está na minha lista de preferidos é Sapiens: uma Breve História da Humanidade, do israelense Yuval Noah Harari – um grande palestrante que se tornou um nome de referência no universo literário.

Quais são seus filmes favoritos?
Coração Valente (1995), dirigido por Mel Gibson – o qual também é protagonista da trama –, é um dos meus filmes preferidos. Na história, soldados ingleses matam a esposa de Gibson em sua noite de núpcias. Para se vingar, ele decide liderar seu povo em uma luta contra o rei inglês Edward I. Hotel Ruanda (2004) é outro bom título. Trata-se da história do gerente de um hotel que abrigou milhares de pessoas durante um conflito em Ruanda, em 1994. Até o Último Homem (2016) – também dirigido por Gibson – e o recente Soul (2020) igualmente são outros filmes que gostaria de destacar. Aproveito para compartilhar com vocês que também gostei bastante das séries Chernobyl (2019) e O Gambito da Rainha (2020).

Como especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e um dos Doutores Invisalign com o maior número de pacientes no Paraná, como você descreveria a busca pelo sorriso perfeito hoje em dia? Ela ficou mais fácil com a tecnologia?
Assim como em outras áreas da medicina, o sorriso tornou-se peça essencial na busca pela beleza – talvez por ser figura importante na tradução da alegria de maneira mais evidente. Além disso, vemos uma exposição por conta das redes sociais e um uso da câmera do celular nunca antes visto. De maneira geral, isso facilitou nossa interpretação de anseios por parte do paciente, pois, muitas vezes, ele já consegue trazer (em imagens) seus desejos. E, com o crescente avanço tecnológico, conseguimos simular as mudanças propostas para aproximar projeto, desejos e limitações.

O Invisalign é uma técnica ortodôntica feita com uma sequência de alinhadores transparentes, removíveis e praticamente invisíveis. Quais são seus principais benefícios?
Em geral, a busca das pessoas por essa técnica se dá pelo conforto, discrição e agilidade. Mas, curiosamente, o que me levou até ela em 2009/2010 foi a precisão e a facilidade de atingir os resultados. Hoje em dia, a utilização de equipamentos 3D e a simulação por fotos tornam cada vez mais atraente esse método.

Você já foi finalista do Prêmio Personalidades TOPVIEW em 2019 na categoria “Dentista do Ano”. Que balanço faz dos seus mais de 20 anos de carreira?
Primeiramente, entendo que foi uma grata surpresa esse reconhecimento, pois, muitas vezes, nós, da área de saúde, ficamos tão focados em nosso consultório que nos esquecemos da vida. Tive uma busca nestes mais de 20 anos de combinar os cursos de estética dental dos quais participei nos primeiros anos de carreira com a ortodontia. Quando vi o upgrade que a ortodontia digital (3D e alinhadores) poderia agregar à excelência de tratamentos, mergulhei de cabeça. Foram anos de muito investimento e dedicação. E, em 2020, preparamos um novo espaço (em meio à pandemia) para tornar a experiência de quem confia seu sorriso a nós algo realmente especial. Esses espaços foram cuidadosamente planejados e contam com inúmeros recursos para tornar confortável qualquer procedimento. Mas não vou dar spoilers (risos). Vamos falar disso ao longo do ano.

Quais são as suas expectativas agora como embaixador da TOPVIEW?
Fiquei muito feliz com o convite de fazer parte desse projeto! Minhas expectativas são no sentido de trazer à tona tudo o que se está fazendo de mais atual, moderno e primoroso na odontologia com uma leitura fácil. Acredito que o conhecimento irá encorajar as pessoas a buscarem o que sempre desejaram sem, muitas vezes, saberem o que existe na atualidade para atingir esse resultado. Gostaria de estimular cada um na sua busca pela melhor versão do seu sorriso.

O que podemos esperar de sua embaixada?
Por ser uma embaixada nova, teremos muito espaço para as novidades. Podem esperar duas coisas: tecnologia e humanização. Vou me empenhar para trazer o que temos de melhor na nossa profissão de uma maneira leve e diversificada.

*Matéria originalmente publicada na edição #245 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário