SELF SUSTENTABILIDADE

Projeto Enxoval Solidário: o amor pode ser bordado

Projeto enxoval solidário transforma tecido e amor em acolhimento para famílias vulneráveis

Todas as terças-feiras, um grupo de voluntárias se reúne na sede da ABC Vida, em Curitiba, para trabalhar com carinho e dedicação entre linhas e tecidos. Com linhas, agulhas e muito amor, elas confeccionam kits de roupas para bebês recém-nascidos em maternidades públicas da região. O projeto Enxoval Solidário aquece os pequenos e leva conforto para cerca de 500 famílias por ano.

O projeto surgiu de uma necessidade real. “Uma voluntária da ABC Vida presenciou uma criança recém- -nascida, filha de pessoas em situação de rua, que não tinha roupinhas para sair de alta médica. Diante dessa situação, resolvemos agir”, relembra Leandro Dias, responsável pelo projeto.

LEIA TAMBÉM: Transformação ambiental

Atualmente, o Enxoval Solidário faz parte do Movimento 60+, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas acima de 59 anos. Três vezes por semana, idosas encontram ali um espaço de socialização e propósito, costurando roupinhas enquanto também costuram laços entre si. “O projeto ajudou muitas [das idosas] a superarem a depressão e a redescobrirem sua importância na sociedade”, destaca Leandro.

O impacto do projeto é imensurável. Embora os enxovais sejam entregues diretamente pelos serviços sociais das maternidades, histórias de gratidão chegam constantemente. Famílias em situação de rua, refugiadas e mulheres sem recursos encontram no Enxoval Solidário um gesto de empatia e solidariedade. “Saber que nosso trabalho está ajudando tantas pessoas é o que nos motiva”, completa Leandro.

Há várias formas de contribuição. Além de costureiras voluntárias, o projeto aceita doação de kits prontos. Interessados podem comparecer à sede da ABC Vida qualquer terça-feira, entre 13h e 17h, ou enviar suas doações diretamente para a instituição.

*Matéria originalmente publicada na edição #300 da TOPVIEW.

Deixe um comentário