Curitiba: a capital mais igualitária do Brasil mostra que é uma cidade para todos
Definida como um exemplo de urbanidade que alia inclusão social, sustentabilidade e inovação, Curitiba foi reconhecida, em 2024, como a capital igualitária do Brasil. O certificado emitido pelo Instituto Cidades Sustentáveis reflete indicadores que fazem a diferença na vida de cada pessoa que mora na cidade.
Todos os indicadores estão ligados diretamente na qualidade de vida da população e na capacidade da cidade em reduzir desigualdades e produzir um futuro mais justo por meio de políticas públicas.
Para avaliar cada capital do Brasil, o instituto produziu o “Mapa das Desigualdades Sociais entre as Capitais”. Ele utiliza 40 indicadores, e a capital paranaense alcançou 677 pontos, seguida por Florianópolis (672), Belo Horizonte (615), Palmas (607) e São Paulo (594).
Os pontos que mais se destacaram na capital paranaense estão relacionados à educação, mobilidade, proteção social e sustentabilidade.
Proteção Social: alimentação e inclusão para todos
A rede de proteção social de Curitiba foi destaque pelo seu alcance e integração existente. Ela beneficia populações em situação de vulnerabilidade com programas como o Mesa Solidária, que já distribuiu mais de 1,3 milhão de refeições gratuitas, além dos Armazéns da Família, com 35 unidades oferecendo alimentos a preços reduzidos.
Necessidade primordial, a atenção à alimentação, também foi um dos destaques da capital paranaense, que possui os Restaurantes Populares. Eles proporcionam refeições, enquanto o projeto de hortas urbanas atualmente produz 1,5 mil toneladas de alimentos por ano.
Sustentabilidade: bairros inteligentes
O combate aos efeitos das mudanças climáticas faz parte dos principais projetos de Curitiba. A cidade possui iniciativas que evitam os alagamentos, entre outros efeitos ambientais e dá um passo à frente com o projeto do Bairro Novo da Caximba, que é o primeiro bairro inteligente do Brasil.
As casas do Bairro Novo da Caximba, localizadas em áreas de alagamento e condições insalubres, estão sendo construídas em áreas recuperadas, proporcionando moradias dignas e seguras para os moradores. Até o final do ano, 90 famílias irão receber as chaves das novas casas, enquanto são construídos 752 novos domicílios com estrutura de sistema de esgoto e água. Estratégias de economia circular, utilização sustentável do solo e uma nova organização socioeconômica das famílias colocaram o local como referência.
A região do Caximba ainda ganhou a Pirâmide Solar de Curitiba , que transformou um antigo aterro sanitário em um gerador de energia limpa.
A união de mobilidade com preocupação ambiental está no transporte coletivo com o acréscimo de ônibus elétricos em 2024, que possuem emissão zero de poluentes. Sete deles já estão circulando por Curitiba nas linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde
Mobilidade: acessibilidade e inovação
A mobilidade é um dos pilares do desenvolvimento igualitário de Curitiba, pois abrange toda a população, como o programa Caminhar Melhor, que reformou calçadas para dar acessibilidade e segurança para pedestres.
No transporte público, destaque para o Ligeirão Norte-Sul, que reduz o tempo de deslocamento, e a integração viária da Avenida República Argentina, que prioriza o transporte público ao individual.
Cidade Educadora: um futuro promissor
Curitiba também investe na educação como ferramenta de transformação social. A ampliação da educação integral de 87 para 157 escolas desde 2017 e o aumento das vagas em creches modificaram a realidade da cidade nos últimos anos. O drama da falta de vagas foi reduzido, assim como a qualidade da educação ampliada.
Prêmios que reforçam o destaque de Curitiba
A conquista de capital mais igualitária é mais um reflexo de outros reconhecimentos que Curitiba vem recebendo. A cidade mais inteligente do mundo, definida no Smart City Expo 2023, foi assim definida pois seus projetos impactam na vida das pessoas. A Zeladoria Digital está entre eles e é uma ferramenta que monitora a situação das ruas, avalia a necessidade de recuperação do pavimento e cria automaticamente o protocolo de serviço.
Com um histórico de soluções urbanas inovadoras, Curitiba prova que ser uma cidade inteligente vai além da tecnologia: ela cria um ambiente mais igualitário, sustentável e voltado para as necessidades das pessoas.