SELF

Sucesso gastronômico, Obst. abraça ações sustentáveis

O novo espaço do chef paranaense chegou com a proposta de oferecer uma experiência gastronômica com foco em qualidade e sustentabilidade

Não é de hoje que os hábitos saudáveis e conscientes dos curitibanos ganharam destaque em todo o país. Além de ser considerada a Capital Ecológica do Brasil, Curitiba é sede de restaurantes que vão muito além do ato de servir refeições, mas que valorizam os ingredientes frescos e regionais, evitam o desperdício e possuem forte preocupação ambiental e social.

Inaugurado no início do ano, o Obst., restaurante do premiado chef paranaense Lênin Palhano, chegou com a proposta de oferecer uma experiência gastronômica com foco em qualidade e sustentabilidade. Para atingir esse objetivo, todos os detalhes relativos à identidade do estabelecimento foram minimamente pensados, como o sistema de água Sempre Pura, que evita o desperdício de garrafas de plásticos. “Até o momento, já vendemos mais de 3 mil litros de água no Obst., o que equivale à 9 mil garrafas pet de 330ml que já deixamos de jogar fora”, conta Lênin Palhano.

O Obst. adota ainda a reciclagem de resíduos orgânicos por meio da compostagem, transformando-os em adubo orgânico e reduzindo a emissão de gases que intensificam o efeito estufa e o aquecimento global. “Com a compostagem reduzimos impactos sociais e ambientais, por meio da valorização dos resíduos orgânicos, e de quebra ainda fortalecemos a economia circular”, destaca o chef. A priorização de insumos de produtores locais também coopera com a redução da emissão de gases e potencializa a economia local.

Além disso, todas as embalagens do menu take away, disponibilizado durante o lockdown em Curitiba, foram feitas de plantas e não continham nenhum tipo de processo químico de branqueamento ou coloração. “As nossas embalagens são feitas de subprodutos que não seriam reutilizados, como o bagaço de cana e a palha de trigo”, conta. Já os canudos são de plástico oxibiodegradável certificado pela abnt no âmbito de rotulagem ambiental, com decomposição 100% natural em até 18 meses. “Uma solução que atende o desejo dos consumidores sem prejudicar nada e ninguém”, completa Lênin Palhano.


Serviço
Obst.
Onde: Alameda Prudente de Moraes (n.º 983), no Centro de Curitiba
Quando: terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados, das 14h às 23h
O Balcão da Cozinha funciona somente mediante reservas
Experiência custa a partir de R$450 por pessoa + taxa de serviço
Site: clique aqui 

Deixe um comentário