SOS QUARENTENA: 4 dicas para não travar na escrita de seu livro!
Escrever tem menos a ver com talento, dom ou uma suprema criatividade. O fundamental é conhecer e dominar bem o seu tema, ter um pouco de criatividade e elaborar um bom planejamento das diferentes etapas para se construir um livro, como, por exemplo, estruturar um roteiro de capítulos e definir uma meta de tempo e de quantidade de texto a ser escrita todos os dias ou, no mínimo, 3 a 4 vezes por semana.
Assim como qualquer outra atividade, quanto mais você for disciplinado, se organizar, planejar e agir, melhor será o resultado. Porém, mesmo que você esteja acostumado a escrever, é normal que em alguns momentos você fique travado na escrita. Durante essa fase de isolamento, em função do coronavírus, isso pode acontecer.
As incertezas relacionadas à pandemia e a uma economia oscilante, assim como os riscos que o Covid-19 traz à saúde, acabam nos submetendo a uma dose maior de estresse e ansiedade, o que pode dificultar o trabalho em seu livro, levando a uma perda de foco e produtividade.
Quando isso acontecer, é importante lembrar de fazer uma pausa para tentar dar um ‘restart’ e recarregar as energias – mas dentro de casa, não se esqueça! Pare, tome um café, coma uma fruta, faça um bolo, pratique exercícios, medite e evite passar muito tempo na frente da telinha vendo as atualizações sobre a pandemia. Isso fará sua mente relaxar e facilitará a organização do pensamento.
Pensando em como driblar possíveis bloqueios de escrita, o Book Advisor Eduardo Villela separou quatro dicas para aumentar a sua produtividade. Confira:
Direcione mais tempo para escrever
Villela sugere “que nesse momento você direcione 30% a 50% mais tempo para a escrita de seu livro, de modo a aproveitar melhor uma parte de seu tempo ocioso em casa. Avançar com mais rapidez e quem sabe até finalizar o conteúdo de seu livro nesse período de pandemia certamente te trará muita satisfação.”
Melhor horário
“É importante estar atento aos seus melhores horários: as pessoas costumam ter maior desempenho e alta produção em momentos específicos quando principalmente estão com a mente relaxada e o corpo descansado. Alguns preferem trabalhar de manhã, outros ficam acordados escrevendo durante a madrugada. Identifique os seus melhores momentos e aproveite-os”, ensina.
Utilize a técnica Pomodoro
Esse é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo, que consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos. “Ao ter uma lista de tarefas para trabalhar em seu livro hoje, como pesquisar uma informação ou elaborar um box explicativo sobre algum conceito, esse sistema de gestão do tempo nos permite que fiquemos mais focados. Os blocos de 25 minutos nos colocam em um estado de máxima concentração e melhoram a agilidade do nosso cérebro. Para mais detalhes, sugiro a leitura do livro A Técnica Pomodoro, de autoria do próprio Francesco Cirillo. “, enfatiza o Book Advisor.
Mapas mentais
Essa ferramenta auxilia muito na hora de relacionar os pontos mais importantes da construção do texto. “Os mapas mentais ajudam a manter o foco, porque no momento em que você se perde é só voltar ao esquema visual e segui-lo. Um mapa mental também ajuda na organização e no planejamento. A leitura do livro Mapas Mentais, do autor Tony Buzan, é muito esclarecedora sobre essa estratégia eficaz.”, finaliza.