SELF

SOS: 7 dicas para pais os lidarem melhor com as crianças em casa na quarentena

Saiba como aproveitar melhor esse período sem torná-lo cansativo ou estressante

Ter filhos em tempos de quarentena tem revelado desafios nunca pensados, afinal, nem sempre é possível contar com a ajuda dos avós, amigos, tios ou mesmo ir ao médico especialista. São descobertas diárias que, em alguns momentos, podem deixar os pais aflitos!

E como, provavelmente, as mães vão comemorar o Dia das Mães em casa, elas merecem algumas dicas de como lidar com esse período de presente, além de ter a presença dos pais, né? Confira!

1. Selecionar horários

Determinar uma rotina de horários é muito importante, estipulando, inclusive, regras para que os pais tenham momentos só para eles. As crianças precisam saber que, mesmo em quarentena, os horários devem ser cumpridos.

2. Esteja preparada para os acidentes 

O dia a dia na quarentena pode resultar em tombos, batidas, queimaduras, diarreia, dor de ouvido, problemas digestivos e muito mais. O ideal é manter a calma e ter sempre uma caixa de primeiros socorros, além de remédios básicos para crianças. Consulte sempre o médico, mesmo que por telefone.

3. Crie atividades culinárias com as crianças

Mostre às crianças frutas e verduras. Incentive-as a cortar os ingredientes (cuidado com facas) e a misturá-los. Ensine as crianças a medir os ingredientes de uma receita e, ao final, mostre que elas ajudaram a preparar a refeição.

4. Faça massagens no bebê 

Tocar e massagear os bebês ajuda a criar um vínculo afetivo ainda maior. Massagens leves ajudam até mesmo a aliviar sintomas de cólicas e gases.

5. Incentive as pequenas conquistas

As crianças buscam nos pais os primeiros “espelhos”. Assim, ficam felizes quando suas primeiras conquistas, como caminhar ou usar o vaso sanitário, são reconhecidas. Isso ajuda a fortalecer a autoestima da criança, que se tornará um adulto mais seguro.

6. Determine o horário de dormir 

Com uma rotina diferente, as crianças podem sentir-se desobrigadas de dormir nos horários determinados. Então, todos devem seguir uma rotina para que, quando tudo voltar ao normal, acordar cedo não se torne um drama.

7. Planeje as férias 

Todos estão convivendo “full-time”. No entanto, a paisagem não muda na quarentena. Então, por que não programar as próximas férias? Peça ajuda das crianças para escolher destinos e atividades. Ideias interessantes podem surgir.

Deixe um comentário