SELF

Somente você: estar atento a si mesmo é a chave para viver melhor

Confira o texto produzido por nossa embaixadora Karla Petrelli para a edição 249 da revista

No dicionário, a palavra “essência” é um substantivo feminino com origem no latim “essentia”; indica natureza, substância ou características de uma pessoa ou coisa. Para o filósofo alemão Ludwig Feuerbach, “a essência humana não alienada é resultado de uma relação adequada do ser humano com aqueles atributos que são estritamente humanos – que são a razão, a vontade e o coração”. São inúmeros os estudos sobre a essência humana, seja na psicologia, na antropologia ou na filosofia. Porém, eu acredito em uma visão mais simples: se você vive, você possui a sua essência, suas características próprias, sua natureza.

A essência lhe faz único, diferente dos demais, você! Conhecer, respeitar e aceitar essa essência é, creio eu, a arte de ser quem você é. E o resultado dessa equação terapêutica chama-se autenticidade. Em um mundo em que o digital e o real se confundem, somos bombardeados com informações, opiniões, inovações, julgamentos, ofertas materiais. Para nos mantermos fiéis a nós mesmos, é preciso muita segurança, determinação e autoconhecimento. A psicóloga Lúcia Rosenberg define que ser autêntico é estar à vontade consigo e com os outros.

Somos seres únicos e múltiplos. Somos múltiplos em nossos traços de personalidade e únicos porque não há ninguém que possua características 100% iguais às nossas. Portanto, caso você não possua os princípios acima em sua personalidade, saiba que somente você pode correr atrás e libertar-se das suas amarras. Afinal, se viver é uma arte, maior ainda é a arte de ser você mesmo!

Ela também enumera os 5 princípios da autenticidade. São eles:

1. Conheça a si mesmo.

2. Transforme seu medo.

3. Diga somente a verdade.

4. Seja corajoso.

5. Celebre quem você é.

3 livros para autoconhecimento:

O que os olhos não veem, mas o coração sente: 21 dias para se conectar com você mesmo

Fred Elboni

(Foto: Divulgação)

Um quarto só seu

Virgínia Woolf

(Foto: Divulgação)

Talvez você deva conversar com alguém

Lori Gottlieb

(Foto: Divulgação)

*Matéria originalmente publicada na edição #249 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário