Será que seu filho tem talento musical? Vamos descobrir? - TOPVIEW

Será que seu filho tem talento musical? Vamos descobrir?

É importante que os pais levem em consideração a maturidade tanto motora quanto cognitiva e emocional para esse novo tipo de atividade

519 0
Compartilhe
talento musical

Eu nunca tive muito jeito para cantar, confesso que não me arrisco nem no chuveiro! Porém, toquei piano dos 4 aos 18 anos. Mas, afinal, como descobrir se seu filho tem o talento musical? Será que existe uma idade certa para a criança aprender um instrumento?

Segundo Rosane Jorge, pedagoga e professora do Projeto Broadway, “para que uma criança inicie o contato com um instrumento musical é importante que ela tenha manifestado essa vontade de aprender; e que também tenha passado por um processo de musicalização infantil em grupo, a partir do qual ela poderá aprender os princípios fundamentais da linguagem musical através do cantar, do tocar diferentes instrumentos, do dançar e apreciar as mais diversas
sonoridades”. É importante que os pais levem em consideração a maturidade tanto motora quanto cognitiva e emocional para esse novo tipo de atividade.

Algumas pesquisas indicam que essa idade seria a partir dos sete anos mas, cada criança é única e isso pode variar bastante. “É indicado procurar profissionais especializados no assunto para avaliar cada caso. Aprender um instrumento demanda tempo, comprometimento e um grande amor pela música. Além disso, ou professores conseguem perceber o melhor direcionamento, entre instrumentos ou canto”, complementa Rosane.

A cantora Rafa Gomes, que hoje está com 13 anos, descobriu seu talento musical cedo começou na música bem pequena, na escola da mãe, Márcia Cristina Gomes Silva. Primeiro na musicalização, depois experimentando instrumentos – violão e piano, além do canto. “Eu sempre gostei muito de cantar. Quando eu tinha 5 anos, participei da gravação de um CD para crianças com a trilha O Passarinho e o Sr. Sapão, eu era a voz do passarinho”, lembra Rafa.

A mãe dela conta que, desde muito pequena, Rafa já cantava as primeiras músicas com muita afinação. “Como eu sou da área musical, eu percebia esta facilidade que ela tinha com o cantar. Além disso, houve muito estímulo com as aulas de musicalização desde bebê. Depois de participar do programa The Voice Kids e de ter iniciado uma carreira artística, ela segue acompanhada de profissionais para que possa evoluir ainda mais”, comenta.

Para conseguir conciliar os estudos com os shows, a mãe cuida dos compromissos, tudo dentro de um planejamento mensal, tendo a escola como prioridade. “Este calendário tem desde os shows, ensaios, gravações para o meu canal, viagens, eventos, provas, aulas…desta forma eu consigo me preparar antes para dar conta de tudo. Às vezes, vou estudando no avião, volto fazendo tarefa… memorizo a letra da música que vou gravar pra semana nos intervalos de uma coisa e outra, e assim vai. Mas eu também tenho os dias em que estou livre e não faço nada!”, conta Rafa.    

Onde descobrir o talento musical

Espetáculo do Projeto Broadway. (Foto: Ana Elisa Marques).

Desenvolver autonomia, diferentes formas de se expressar e trabalhar em equipe. Tudo isso enquanto canta, dança e atua – aos seis anos de idade. É
possível?

Esses são alguns dos benefícios da prática de teatro musical para crianças. No Projeto Broadway, primeira escola de teatro musical do sul do Brasil, a turma das crianças tem alunos com idade entre 6 e 10 anos. “Tudo é trabalhado de forma muito lúdica, respeitando as fases de desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Todas as atividades, tanto musicais, quanto de dança e teatro vêm dentro de uma metodologia que traz o lúdico, com a criança em primeiro plano. E aos poucos elas vão descobrindo formas de se expressar e interagir com o mundo através da arte”, explica a pedagoga e professora da escola, Rosane Jorge. Durante o ano, as crianças têm aulas de musicalização, canto coral, laboratório de canto, introdução a técnicas de ballet e jazz musical, teatro e experiência de palco. Ao final do curso, os pequenos apresentam todo o talento musical resultado do aprendizado em um espetáculo especial.

O Projeto Broadway também promove um espaço para que mães (ou pais) e bebês possam se conectar de uma forma diferente por meio da arte. As aulas de teatro musical para bebês trabalham técnicas de canto, ritmo, sons corporais, dança e performance teatral – tudo isso com o bebê no colo, no sling, vivenciando a arte.

Dica da semana

Conheça o trabalho do Canal Parabolé.

Dos palcos de teatro para a rede de internet, Tino Felino se propõe a ajudar pais e filhos nas soluções dos conflitos cotidianos do lar. Elaborada para o Canal Parabolé, no Youtube, a série apresenta os principais dilemas da conexão família x escola x criança. O conteúdo é inspirado nas composições de Claudio Teixeira e retrata situações corriqueiras do dia-a-dia de uma afetuosa família de gatos. A primeira temporada tem oito episódios e cada um traz uma questão comum ao dia-a-dia das famílias. Para acessar, basta clicar aqui.

Sobre a autora
Eu sou a Danielle Sommer, jornalista, autora de livros infantis e mãe do David, 6 anos, e da Amanda, 4 anos. Aqui vamos conversar um pouquinho sobre esse universo corrido e apaixonante que entramos quando somos promovidos a mães e pais! Ah! O conteúdo é liberado também para avós, tios, dindos e quem mais quiser trocar dicas conosco. Aqui você vai ler roteiros, desabafos e entrevistas. Quer falar comigo? danisommer@gmail.com. Aproveite para curtir no Facebook e no Instagram @mamaeeuquerocuritiba.

In this article


Join the Conversation