SELF

Uma palavra muda a sua vida

A lista de resoluções de ano novo são longas e repletas de boas intenções. Você já começou a sua?

A estrada percorre o tapete verde produzido pelas plantações bem cuidadas destacando no horizonte o pôr-do-sol de verão. Este quadro de profunda beleza, permanece impresso em minha memória, retornando a mente na forma de uma imagem repetitiva, enquanto os preparativos para as atividades do início do ano acontecem. Os flashes dos momentos prazerosos são uma opção de fácil preferência frente a perspectiva da realidade, porém os pensamentos continuam vindo a mente enquanto o aroma do café preenche todo o ambiente nesta bela manhã de janeiro.

As ideias surgem e cobram decisões de como será o planejamento para a vida que recomeça em todos os níveis, incluindo o retorno da rotina familiar e profissional sob a perspectiva dos sonhos que nasceram nos momentos descontraídos de celebração.

Especialistas em economia e política fazem um trabalho duro traçando possíveis cenários que produzem um turbilhão de emoções e impactam nossas vidas. Neste momento começo a me questionar sobre quais escolhas e estratégias devo seguir para obter o sucesso desejado. Escolho cultivar a autoconfiança, pois ela transforma o ambiente e permite o início de uma jornada segura com foco em tudo que possui um papel significativo. No auge desse exercício intelectual acabo de perceber que tenho em mãos uma lista generosa de resoluções repletas de boas intenções, mas e agora por onde começar?

É fato consumado que 50% das nossas resoluções não chegam ao final de janeiro, e que cerca de 90% delas são deixadas de lado em março. Grande parte desse resultado está relacionado a planos muito ambiciosos que procuram fazer do excesso de possibilidades a meta, quando o que acaba acontecendo é que não fazemos nada ou que o resultado obtido está muito longe da excelência pretendida.

Esta situação acabou precipitando uma busca por algo que trouxesse sucesso na implementação das decisões de final de ano. No livro “ One Word that will change your life” de Jon Gordon, Dan Britton e Jimmy Page fazem uma brilhante constatação a qual estou buscando aplicar pessoalmente: escolha uma única palavra, isto mesmo, simplifique a vida concentrando-se em uma única palavra a qual será para você aquela que vai catalisar todas as mudanças que você está planejando. As múltiplas opções e os projetos complexos trazem confusão, primeiro em sua mente e depois levando ao caos decorrente da falta de paz, procrastinação e a decepção consigo mesmo. Com simplicidade e foco somos levados a clareza, e o sucesso acontece como uma resposta extraordinária a um algoritmo baseado em apenas uma palavra.

O grande desafio está em descobrir qual será a palavra que vai afastar todas as desculpas criadas para evitar o nosso desenvolvimento físico, mental, emocional, relacional e até mesmo espiritual.

*Coluna originalmente publicada na edição 233 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário