SELF SAúDE

O mundo no consultório: tecnologias odontológicas reconhecidas ao redor do mundo

Tecnologias de diferentes países contribuem com a melhora da experiência e dos resultados dos pacientes

Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Japão… Essa poderia ser uma lista de futuras viagens mas, no consultório, esses países representam as soluções tecnológicas mais avançadas do mundo. São diferentes equipamentos que resultam na melhoria da experiência e, claro, dos resultados dos pacientes. 

LEIA TAMBÉM: Nordeste terá o primeiro complexo médico com selo internacional de sustentabilidade

Os exemplos vão de norte a sul e de leste a oeste. O scanner iTero, aparelho que substitui as tradicionais moldagens e permite o diagnóstico completo da arcada dentária pelo escaneamento 3D é uma tecnologia que vem direto de Israel. Do mesmo país, o laser LiteTouch é utilizado em cirurgias periodontais (na gengiva), no tratamento de lesões ou até de cáries. 

Mesmo em processos mais simples, como é o caso da limpeza, as máquinas Airflow, trazidas da Suíça, permitem maior conforto com a diminuição da sensibilidade ao mesmo tempo em que garante a preservação das estruturas dentais, como o esmalte e a dentina. Já a tecnologia estadunidense do consagrado Invisalign se destaca por trazer resultados rápidos tanto na estética quanto na saúde odontológica. Tudo isso por conta de recursos como planejamento virtual e impressão 3D. 

Os Estados Unidos, assim como a Alemanha e o Japão são os representantes oficiais das melhores resinas disponíveis no mercado, aplicadas na correção de pequenos defeitos dos dentes. Quando se trata de perdas dentárias, os implantes de titânio utilizados para reparação surgiram originalmente na Suíça mas já são desenvolvidos nos EUA e no próprio Brasil.

O ouro é nosso  

Apesar do Brasil não ser um grande expoente em máquinas, materiais e acessórios, em um quesito nosso país é indiscutivelmente um destaque: estamos falando dos profissionais da odontologia. Os brasileiros são reconhecidos pela excelência na aplicação de técnicas em todo o mundo.

Não é para menos: o Brasil é um o país que mais forma dentistas. Dados publicados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) apontam que, em 2021, mais de 19% dos dentistas do mundo eram brasileiros, com mais de 330 mil profissionais formados no país.

Viagem pelas tecnologias 

Saúde e estética são resultados da busca pelo que há de melhor no mundo 

Israel

Scanner iTero

O Scanner iTero é a resposta mais tecnológica às tradicionais moldagens. Com ele, o dentista pode ter uma visão completa e realista de toda a arcada dentária e fazer o diagnóstico de maneira assertiva. Já o paciente pode acompanhar de perto o tratamento e ver a previsão de mudança.

Scanner iTero (Foto: divulgação)

Israel

Laser Lite Touch

Com atuação em todas as partes do tecido bucal, o laser de alta potência Lite Touch pode ser utilizado desde a remoção de cáries, como substituto do temido “motorzinho”, até em gengivoplastias, descontaminações e no tratamento de inflamações gengivais.

Laser Lite Touch (Foto: divulgação)

Suíça

Airflow

Diferente da limpeza tradicional, com raspagem manual para remover placas bacterianas e manchas nos dentes, a profilaxia com AirFlow é realizada com um jato de eritritol e água morna pressurizada, o que garante uma limpeza completa sem danificar os dentes e com conforto.

Airflow (Foto: divulgação)

Japão

Resina Tokuyama

Com uma das melhores resinas do mercado, que pode ser utilizada na fabricação de facetas, que corrigem formato, tamanho ou cor dos dentes, a marca japonesa Tokuyama garante um material com brilho e polimento que se adaptam perfeitamente aos dentes naturais.

Resina Tokuyama (Foto: Karolina Grabowska | Pexels)

Estados Unidos

Invisalign

O Invisalign representa o que há de mais avançado quando se trata do alinhamento de dentes de maneira assertiva, eficaz e estética. Além de se adaptar facilmente à rotina do paciente, essa tecnologia permite o acompanhamento de perto pelo profissional.

Invisalign (Foto: Katarzyna Zygnerska | Unsplash)

*Matéria originalmente publicada na edição #288 da TOPVIEW.

Deixe um comentário