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Setembro amarelo: 3 diretrizes para as empresas apoiarem a saúde mental dos colaboradores

Desde o início da pandemia, especialistas vêm relatando os efeitos negativos que ela pode trazer para a saúde mental. Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial constatou que 53% dos brasileiros tiveram o bem-estar mental afetado desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo. Os transtornos mentais não são novidade no Brasil, que desde 2017 já está na lista dos países com os maiores índices de ansiedade das Américas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A campanha “Setembro Amarelo” busca levantar o tema e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Como as empresas podem apoiar a saúde mental dos colaboradores

Nas empresas, é essencial o cuidado com a saúde mental dos colaboradores. Só em 2020, mais de 570 mil afastamentos foram concedidos em decorrência de transtornos mentais – um aumento de 26% em relação ao ano anterior, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. E isso significa que, em média, os colaboradores passam 200 dias afastados. 

Por isso, é importante que as empresas estabeleçam rotinas de acolhimento às demandas de saúde mental. Para dar apoio às empresas, a Holiste Psiquiatria sugere três diretrizes para que as organizações consigam atender a essa necessidade: 

1) Criar campanhas educativas
Falar sobre saúde mental ainda é tabu, ainda mais no escritório. Com pouca informação sobre o tema, os problemas emocionais só ganham notoriedade quando se tornam incapacitantes. Por isso, é importante se educar. As empresas podem campanhas educativas sobre os transtornos mentais. É importante contar com ajuda profissional de um psiquiatra ou psicólogo para realizar uma palestra ou consultoria na empresa.

2) Desenvolver a confiança e o acolhimento
O material educativo precisa vir acompanhado de ações efetivas para melhorar o clima interno e construir um ambiente acolhedor. É preciso criar uma via de confiança e acolhimento das demandas psicológicas dos colaboradores. Para isso, é possível reservar um departamento ou um profissional para ouvir e encaminhar as sugestões e reclamações dos funcionários. Esse contato pode auxiliar a empresa a entender quais as demandas e direcionar as melhores soluções.

3) Investir em treinamento para as equipes
Treinar os profissionais de RH ou de Saúde Laboral para saber acolher as demandas de saúde mental é fundamental. Saber como se comunicar e como encaminhar essas questões impacta positivamente o ambiente e o bem-estar dos funcionários. Além disso, faz com que o diálogo seja estimulado dentro da empresa não apenas em setembro, mas em todos os meses do ano. Assim, o colaborador identifica onde e para quem solicitar ajuda.

Embora seja um desafio para as empresas, investir em saúde mental é também investir em produtividade e na diminuição da rotatividade. E, sem dúvidas, é uma importante tendência para o pós-pandemia.


Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014, tem o objetivo de trazer relevância ao tema “saúde mental” e prevenir o suícidio – uma das principais causas de morte no mundo. Clique para mais informações.

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