Saúde: o novo luxo
Constantemente, somos expostos a inúmeros estímulos, necessidades e desejos de bens de consumo e luxo nesta infindável busca pela sensação de sermos melhores, exclusivos, únicos. Mas será que nosso valor estaria ligado ao que possuímos? Será que o luxo verdadeiramente estaria ligado ao que compramos?
Aprendemos da forma mais dura que saúde é realmente nosso bem mais precioso, nosso verdadeiro luxo. Sem saúde, não podemos aproveitar nada mais em nossas vidas – tudo perde o valor.
Sabemos que o verdadeiro luxo está nos detalhes, na exclusividade. Assim, sob a ótica da medicina, poderíamos dizer que a saúde celular é o que há hoje de mais precioso. Um olhar profundo e científico para o metabolismo, célula a célula, suas necessidades nutricionais e hormonais, seria, de fato, o desejo de consumo de muitos. Abordagens preventivas em saúde – e não apenas tratamentos em casos de doenças – adotadas sob uma visão global que envolva o equilíbrio de nutrientes e do meio ambiente orgânico de forma individualizada são algo verdadeiramente precioso e de valor ímpar.
Mudar hábitos de vida, praticar exercícios físicos e controlar o estresse são ações que fazem parte do processo de conquista da saúde. Sim, saúde é um luxo que se conquista, não se compra na farmácia ou em consulta médica. Mas, se houver a possibilidade de investir em abordagens tecnologicamente mais aprofundadas e profissionais altamente qualificadas, poderemos ter resultados melhores, tanto em prevenção quanto em tratamento de doenças já existentes – isso é fato.
As coisas têm o valor que se dá a elas – e saúde, com certeza, é um bem de valor. Quem entende a vida como algo imensurável compreende também que investir é preciso. E não estou falando apenas de dinheiro como, também, de tempo, dedicação, mudança de hábitos e, principalmente, consciência. Isso sim é um luxo!
*Matéria originalmente publicada na edição #257 da revista TOPVIEW.