Alimentação! Como curtir o carnaval sem descuidar da saúde - TOPVIEW

Saiba como curtir o carnaval sem descuidar da saúde

Confira dicas para manter a saúde em dia durante o feriado de carnaval

0
Compartilhe
Alimentação

Alimentação saudável e carnaval combinam? Fevereiro chegou e, com ele, a festa mais popular do Brasil. Seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, em trios elétricos ou em uma viagem, o essencial é curtir a folia sem deixar de cuidar do corpo e da saúde. Por isso, a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga traz algumas dicas para curtir um carnaval de maneira saudável. Confira!

Não abuse do álcool: Além das calorias e do açúcar, algumas bebidas alcoólicas possuem elevada quantidade de sódio – que em excesso prejudica a circulação sanguínea.

“Independentemente do teor alcoólico, as bebidas mexem com o organismo, acometem o fígado, desregulam o sono e aumentam a vontade de alimentos mais gordurosos, além de causar desidratação. O mais recomendável é não beber, mas caso faça uso, reduza os danos: tente alternar a bebida alcoólica com bastante água. Procure ingerir de 2 a 3 litros de água por dia; você também pode investir na água de coco, chás gelados, água saborizada com frutas naturais e ervas”, diz a Dra. Marcella.

Não fique longos períodos em jejum: O ideal é realizar três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além de pequenos lanches nos intervalos. Muitos bloquinhos têm início pela manhã e duram até tarde, logo, um café da manhã reforçado se faz necessário, pois é preciso energia para acompanhar tanta movimentação.

“Invista em alimentos ricos em fibras e proteínas que darão a energia necessária para o corpo. Para isso, capriche em frutas, cereais, ovos, pão integral, iogurte natural e vitaminas”, sugere a nutróloga.

Coma vegetais verde-escuros: “Alimentos como couve, brócolis, rúcula e agrião atuam no processo de desintoxicação, auxiliando o funcionamento do fígado. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca.”

Evite frituras: “Evite ingerir frituras e alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono, estufamento e moleza, atrapalhando quem quer aproveitar a festa.”

Evite os alimentos ultraprocessados: Foco na alimentação saudável! A alta ingestão de salgadinhos empacotados, refrigerantes e carnes processadas que contêm poucos nutrientes e muitos conservantes e geralmente uma quantidade excessiva de sódio, estão relacionadas ao risco elevado de disfunções metabólicas e alguns tipos de câncer.

“Nas festas, troque os alimentos ultraprocessados por opções mais naturais; se possível, leve frutas e snacks saudáveis para os locais das festividades”, complementa.

Cuidado com alimentos facilmente perecíveis: “Assim como os frutos do mar, a maionese e os molhos estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos sob temperatura correta”, explica a médica. Por isso, evite consumir lanches naturais ou frutos do mar fora de casa, afinal, você não quer ser pego por uma intoxicação alimentar e estragar sua folia, não é?

Atente-se às condições de higiene dos locais em que você se alimenta: Como se trata de uma festividade em que se passa grande parte do tempo na rua, é natural que a alimentação seja feita fora de casa, mas tome cuidado.

“Evite se alimentar em lugares dos quais você não conhece a procedência. Certifique-se de que os alimentos tenham sido conservados adequadamente; além disso, os manipuladores devem estar devidamente uniformizados e com as condições adequadas de higiene”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

colaboração
ALICE PUTTI

In this article


Join the Conversation