SELF SAúDE

Rinoplastia no verão? Pode sim!

Confira algumas dicas de cuidados pós-operatórios nesta época do ano para ser feliz ao realizar seu procedimento estético

O Brasil é o país com a maior busca por cirurgias plásticas do mundo. Ultrapassando os Estados Unidos, realizamos cerca de 1,5 milhão de operações por ano, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Quando falamos em rinoplastia, ela é considerada o 5o procedimento mais popular no ranking mundial, ficando atrás apenas do implante de silicone, da lipoaspiração, da cirurgia das pálpebras e da abnoplastia.

Com o aumento da procura pela cirurgia estética – funcional do nariz, especialmente durante a pandemia, muitas dúvidas surgem sobre como é realizada uma rinoplastia – e uma em especial fica em evidência nesta época do ano: o que acontece quando fazemos a cirurgia no verão?

Eu sempre digo que o sucesso da cirurgia, independentemente da estação, depende de três fatores principais: a indicação cirúrgica, feita por um especialista; a técnica cirúrgica utilizada, que pode ser mais ou menos invasiva e deve ser discutida previamente com o paciente; e o cuidado pós-operatório, seguindo as regras e determinações passadas pelo médico.

Quando falamos de verão, os cuidados pós-operatórios devem ser redobrados, pois o tempo de recuperação é maior – nas altas temperaturas, há vasodilatação e acúmulo de líquido nos tecidos. Com um maior inchaço, um dos grandes objetivos é a diminuição do edema, então, beber muita água é fundamental. É possível realizar também drenagem facial para ajudar na recuperação, sem nunca se esquecer de usar protetor solar com, no mínimo, fator 50 (evitando a exposição direta). Lembrando que viseiras, chapéus e bonés são muito bem-vindos.

Tendo todos esses cuidados, não há nenhuma contra indicação no que se refere a fazer uma rinoplastia no verão. Aliás, essa época do ano ainda tem uma grande vantagem: a de estar livre do estresse do dia a dia para repousar durante as férias.

*Matéria originalmente publicada na edição #258 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário