SELF SAúDE

Quando romper as paredes do consultório significa abraçar todo o estado

O lipedema é uma doença de impacto sistêmico que afeta a saúde integral feminina em qualquer idade e classe social

Imagine você, desde sua adolescência, se sentindo culpada. Ganho de peso, dores, hematomas, cansaço crônico. Aí você vai para a academia, faz dieta e não vê resultado. Todos dizem que a culpa é sua, pois deve estar fazendo algo de errado.

Pernas que doem, tornozelos que incham, vergonha de expor o corpo, insegurança nos seus relacionamentos.

LEIA TAMBÉM: Wellness! 7 dicas para levar uma vida mais leve

Encontro com a deputada Maria Victória (Foto: Cris Scutti fotografia afetiva)

Lipedema é isso! Uma doença da gordura muito além da gordura, que afeta a autoestima de mulheres muito antes delas perceberam o quanto afeta sua saúde. 

Lipedema é uma disfunção do tecido conjuntivo, em especial dos adipocios, onde a inflamação na gordura gera sintomas como dor, inchaço, peso, aumento de medidas e que não responde bem a tratamentos estéticos, exercícios ou estratégias de emagrecimento.

Saber reconhecer e tratar o Lipedema sempre fez parte do meu acompanhamento da saúde da mulher.

Como médica Nutróloga, atendo pacientes com lipedema há 10 anos e entendendo a complexidade, demanda cada vez mais acentuada e a necessidade de oferecer uma solução mais efetiva para essa paciente, desenvolvi um método próprio de tratamento metabólico do lipedema e, assim, tenho ajudado mulheres de todas as idades e classes sociais a lidar com essa doença.

A saúde da mulher 40+ tem total relação com o lipedema, pois este costuma piorar nessa fase da vida com as oscilações hormonais e não melhora após a menopausa.

Avanço no tratamento e em soluções

O lipedema foi reconhecido como uma doença em 2022. Após isso, inúmeras mulheres começaram a manifestar a doença. Esse movimento de conscientização é super importante, pois ajuda inúmeras mulheres nesse caminho do entendimento, já que só tratamos e prevenimos o que conhecemos.

Nesse sentido, visando levar meu conhecimento a romper as paredes da Clínica NutroCare, tomei a iniciativa de solicitar apoio do governo do Estado do PR em uma ação em prol de todas as mulheres com essa doença, ainda negligenciada.

Assim, com a grata receptividade e apoio dos Deputados Maria Victória, Mara Lima, Márcia Huçulak e Tercílio Turini, criamos a primeira lei paranaense sobre o tema, estabelecendo no calendário oficial da saúde do estado o mês de conscientização do lipedema: o Junho Roxo.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade, incentivar o diagnóstico precoce, políticas públicas e pesquisas, lançamos de forma pioneira no Brasil, a legislação sobre o tema.

Nosso objetivo é divulgar a boa informação sobre a doença para facilitar o diagnóstico, ampliar as possibilidades de tratamento e conscientizar a sociedade, de forma escalonada.

Definitivamente um marco para a saúde feminina no estado do Paraná. Mas também um feliz marco da união feminina, de duas mulheres visionárias que farão a diferença na vida de outras tantas.

*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.

Deixe um comentário