SELF

Protagonista do aprendizado

As metodologias ativas das Faculdades Pequeno Príncipe fazem com que o estudante desenvolva autonomia e seja o centro do processo de aprendizado

Ao se formar em um curso superior, o estudante se torna um profissional. Com isso, passa a enfrentar desafios que exigem uma qualificação prática bem estruturada. É pensando nisso que as Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) investem nas metodologias ativas, propiciando um aprendizado mais completo ao estudante.

“Essa metodologia coloca o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado e permite o fortalecimento do trabalho em equipe, a solidariedade e o diálogo”, conta a Dra. Mariana Xavier, vice-coordenadora da graduação em Medicina da instituição.

As metodologias ativas se diferenciam dos tradicionais meios de ensino em diversos aspectos, inclusive no estilo de avalição: “ela ocorre não apenas de forma somativa, mas, também, de forma formativa, fazendo com que o aluno seja avaliado a todo momento”, pontua Leonardo Cardoso, aluno do 11º período de Medicina nas FPP.

Esses diferenciais só trazem benefícios: “a relação entre professor e estudante fica fortalecida e o aluno torna-se o centro do processo de ensino, desenvolvendo autonomia para enriquecer o seu conhecimento”, finaliza a vice-coordenadora.

Principais metodologias

Simulação

Essa metodologia permite que o estudante treine a comunicação, o atendimento e os procedimentos da rotina de um médico em um ambiente protegido e quantas vezes for necessário. Ela acontece com pacientes simulados ou robôs de última geração, permitindo que os estudantes lidem com casos clínicos reais, sempre com a orientação e a supervisão dos professores.

Problem based learning (PBL)

O PBL permite que o estudante aprenda por meio de problemas formulados pelo grupo de professores. Em um primeiro momento, os estudantes fazem a leitura da questão de forma atenta e, depois, realizam, em grupo, um brainstorm com a contextualização de todo o conhecimento prévio sobre a situação apresentada. Após um intervalo de 48h para estudo, eles se reúnem novamente com a devolutiva e síntese do assunto. O professor guia todo o processo, destacando os pontos principais e corrigindo caso exista algum equívoco.

Team based learning (TBL)

No TBL, o tema e os objetivos da situação em questão são conhecidos. Na etapa de preparação, os estudantes realizam um estudo prévio do tema. No dia combinado, eles realizam em sala uma atividade de garantia do preparo, com algum tipo de avaliação, para assegurar a aprendizagem. Como o gabarito é imediato, nesse momento já existe o feedback. Após esse passo, existe a argumentação com o professor sobre as respostas. Por último, existe a aplicação dos conceitos, que pode ser planejada e realizada conforme o assunto abordado.

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

Avenida Iguaçu, 333, Rebouças
Curitiba/PR | Tel.: (41) 3310-1500
www.faculdadespequenoprincipe.edu.br

*Conteúdo originalmente publicada na edição #250 da revista TOPVIEW.


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